Simples Assim


Terça das dicas – Saiba como evitar os 10 erros mais comuns ao cozinhar

Você já seguiu o passo a passo de uma receita e , no final, o resultado não foi nada daquilo que você esperava? Comigo já aconteceu algumas vezes. A verdade é que, muitas vezes, a gente comete uns errinhos que não imaginava que seriam “erros”. Pequenos detalhes , mas que fazem muita diferença no resultado final.

Hoje o “Terça das dicas” vai mostrar 10 erros comuns na cozinha e , como você deve fazer para evitá – los:

1 – Não provar o que está cozinhando

Um dos erros mais frequentes é não provar aquilo que você está cozinhando. Deixar passar este detalhe evitará saber se o prato ficará bom ou não. Para solucionar esse problema é simples assim: não deixe de provar aquilo que você está cozinhando.

2 – Não ler a receita completa

Antes de fazer qualquer prato, se você vai seguir uma receita, não deixe de lê-la ao até o final. Isso evita que no meio do preparo você descubra que não tinha algum dos ingredientes e você tenha que improvisar, o que não vai dar o resultado esperado.

3 – Não medir a quantidade dos ingredientes

Para não ter erro o ideal é ter aqueles medidores padrão – xícaras e colheres. Assim você não erra a mão.

4 – Substituir ingredientes

Às vezes não temos à mão todos os ingredientes que pede uma receita e optamos por substitui-los por outros. Este erro é muito frequente, pois, muitas vezes achamos que por um ingrediente ser similar a outro não vai alterar o sabor da comida. A verdade é que essa troca pode alterar, em muito, a receita.

5 – Fritar vários alimentos juntos

É muito comum aproveitar cada espaço na frigideira para fritar os alimentos. O que é um erro, pois os alimentos vão demorar mais para fritar e acabam ficando crus. O correto é ir colocando os alimentos em pequena quantidade para que cada um tenha o cozimento adequado.

6 – Utilizar produtos de baixa qualidade

Os produtos que utilizamos para cozinhar tem um papel muito importante na hora de obter os resultados com a preparação da comida. No mercado podemos encontrar muitos produtos em oferta, mas nem sempre o mais barato é o mais conveniente. Deve-se procurar usar produtos de boa qualidade para que os resultados sejam agradáveis e de melhor sabor.

7 – Passar o tempo de cozimento

Na cozinha o tempo é um grande aliado para dar bons resultados ou para arruinar toda a preparação. A maioria das receitas especificam o tempo que se deve demorar o cozimento e é importante seguir essas indicações.

8 – Não lavar as mãos

Para higiene e saúde, toda pessoa que vai manipular um alimento deve lavar previamente as mãos. Todos nós sabemos que as mãos abrigam germes de todo tipo já que com ela fazemos contato com a maioria das coisas. É importante lavar bem com água e sabão antes de iniciar qualquer preparação para assim evitar que os germes afetem os alimentos e a saúde.

9 – Quantidade de sal

O momento de colocar o sal costuma ser um dos mais complicados na hora de preparar comidas. Muito ou pouco sal costuma ser o problema mais frequente na cozinha; para isso, o ideal é seguir as indicações da receita e ir acrescentando em pequenas quantidades até conseguir o ponto exato.

10 – Não lavar os alimentos antes de utilizá-los

Este erro costuma ser mais frequente com alguns produtos que com outros. Deve-se levar em conta que no mercado os produtos estão expostos a uma série de germes e agentes que podem causar decomposição e outros danos. Lavar os alimentos, principalmente nos caso de frutas e verduras, ajudará a limpá-los para liberá-los de agentes daninhos antes de levá-los a mesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias