Simples Assim


Bolo de Pão de Mel – aromático e gostoso

 
Esse Bolo de Pão de mel é aromático e gostoso. Tem aquele aroma que invade a casa e deixa a felicidade no ar.
Depois que comecei com o Simples Assim, dificilmente repito um bolo. Gosto de estar sempre experimentando uma receita nova para trazer para vocês.E  fico impressionada como há receitas de bolo: de todos os jeitos, sabores, formatos, aromas.
Uma vida inteira não daria para fazer todos os bolos do mundo.Nem que fizesse todos os dias. O que é uma pena.
Mas há bolos e há bolos. Há alguns que não tem como não repetir. Bolo de Chocolate, por exemplo.Já pensou fazer bolo de chocolate uma vez na vida? Impossível, principalmente com a infinidade de receitas de  bolos de chocolates que existem por aí.
Eu mesma já coloquei muitos e muitos por aqui.
Esse Bolo de pão de mel  é outro que também é impossível fazer uma vez só. Ele, inclusive,já apareceu no Simples Assim,  em 2011, mas quase ninguém viu, pois naquela época o blog ainda engatinhava e quase ninguém o conhecia.
Mais um motivo para trazê-lo novamente. A única diferença da receita anterior é que fiz em uma forma quadrada, para testar uma forma de Brownie que tinha trazido de uma viagem. Mas, confesso que na forma Bundt fica bem mais atraente.
Como me lembrei dele? Nessa procura por receitas apropriadas para o período natalino, me veio a memória o gostinho de especiarias desse bolo: canela, cravo, mel e vi que seria mais uma opção para presentear os amigos.
Ainda no forno, o cheiro invadiu a casa e quando tirei então trouxe o Natal para minha cozinha.
Delícia! Não deixem de experimentá-lo , tenho certeza que ele entrará na lista dos bolos repetidos por você.
Um fim de semana gostoso como esse bolo para todos nós!

Bolo de Pão de Mel

Serve: 10 pessoas
Para a massa

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de mel
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de noz-moscada
  • 1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de fermento em pó ( ele não leva na receita do Panelinha, mas acho que com ele dá mais leveza à massa)
  • manteiga e farinha de rosca para untar e enfarinhar
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga e polvilhe com farinha de rosca

2. Na tigela grande da batedeira, junte o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos inteiros (sem a casca) e bata muito bem.

3. Em seguida, acrescente alternadamente o leite e a farinha de trigo, sem parar de bater. Coloque primeiro 1 xícara (chá) de farinha, em seguida ½ xícara (chá) de leite e assim por diante. Depois da última adição, pare de bater.

4. Junte o bicarbonato,pó royal e as especiarias e misture delicadamente com uma espátula.5. Transfira a massa para a assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido.

6. Deixe assar por 15 minutos em temperatura média. Depois, abaixe o fogo o máximo que puder e deixe assar por mais 20 minutos.

7. Para ter certeza de que o bolo está assado, faça o teste do palito. Espete o bolo com um palitinho. Se o palito sair sem massa, o bolo está pronto.

8. Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta redonda nas laterais da assadeira. Deixe esfriar e desenforme (coloque um prato sobre a assadeira e vire de uma vez).

9. Cubra o bolo com a cobertura de chocolate.:

 Para a cobertura você pode fazer um brigadeiro mole, que fiz dessa vez, ou essa outra, que fiz da outra:
Ingredientes:
  • 200 g de chocolate meio amargo picado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
Modo de Preparo

 1. Coloque um pouco de água numa panela (cerca de 2 dedos) e leve ao fogo alto. Quando ferver abaixe o fogo.

2. Numa tigela, junte o chocolate picado e a manteiga e leve para derreter em banho-maria. Para fazer o banho-maria, encaixe a tigela refratária com o chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate.

P.S. Gosto de colocar uma caixinha de creme de leite, fica mais cremosa.
3. Mexa bem o chocolate com a manteiga até dissolver completamente, cerca de 4 minutos. Assim que derreter, retire a tigela da panela com cuidado para não se queimar.

4. Com a ajuda de uma faca de ponta redonda, espalhe o chocolate nas laterais e na superfície do bolo.

Dica:

Se você quiser o pão de mel em quadradinhos, use uma assadeira retangular para assá-lo. Corte em quadrados e, para cobri-los, espete um palito em cada pedaço e mergulhe, um a um, no chocolate derretido ( sem o creme de leite).

Para isso, triplique a quantidade dos ingredientes da cobertura (600 g de chocolate e 6 colheres de manteiga).

O bolo da primeira vez

*- receita daqui

  1. Já sei: vou fazer em forminhas de cupcake e embrulhar com celofane pra dar de presente pras professoras do meu filho. Sempre levo alguma lembrança pra elas nas datas comemorativas porque eu já fui professora e sei como é legal quando os pais valorizam esse trabalho. E quando o presente é feito por nós mesmas eu acho que fica mais carinhoso e atencioso…

  2. Queridos Allan, Sandra, São, Ana Paula, Marina, Márcia, Marisa, Cristiane, Clarice, Vânia, Yves, Isabela, Carla, Allan, Cissa, Cláudia e Aline,
    Que bom que gostaram do bolinho simples assim. Obrigada pela presença carinhosa.
    Clarice, você é a única que não tenho contato para retornar seus comentários sempre tão carinhosos. Manda um e-mail para conversarmos.
    Bj e ótima semana para todos nós,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA