Simples Assim


Bolo de cenoura da Omi – Uma receita premiada

“Mais um bolo de cenoura ? ”

Você vai me perguntar. Mas esse é diferente. Primeiro: é premiado. Segundo, o preparo dele é totalmente diferente, não leva nem claras, nem manteiga, nem óleo, nem leite, nem farinha de trigo !  Estranho, não ? Mas o resultado é realmente surpreendente.

Tem uma textura bem úmida e , para quem gosta de doce, um sabor mais doce que os demais bolos de cenoura.
A receita é de  de Mariana Hahnemann Gonzaga, de Joinville, SC, e foi a grande vencedora  do prêmio “Receitas de Família 2016” promovido pela revista Casa e Comida. O nome Omi é de sua avó, autora dessa delícia que é tradicional nas festas da família.

Experimente também e veja porque o bolo mereceu o prêmio.

Que nosso fim de semana seja premiado de coisas boas.
Bolo de cenoura da Omi – receita da Mariana Hahnemann Gonzaga

Ingredientes:

  •  6 gemas;
  • 400 g de açúcar refinado;
  • 500 g de cenoura ralada;
  • 8 colheres (sopa) de farinha de rosca;
  • 4 colheres (sopa) de vinho branco;
  • 2 colheres (chá) de canela em pó;
  • 2 colheres (chá) de fermento.

Cobertura
1 lata de leite condensado cozido em ponto de corte*.

 

*Cozinhe o leite condensado em uma panela de pressão por 45 minutos, contados após pegar pressão. Lembre-se de tirar o rótulo e colocar a água a dois dedos acima do nível da lata. Deixe esfriar completamente antes de abrir. ( Eu só deixei cozinhar 30 minutos, pois queria que ele ficasse mais cremoso)

Como fazer:
1 Forre uma fôrma de 21 cm de diâmetro, com fundo falso, com duas folhas de papel-manteiga. Unte com um pouco de manteiga por cima. Reserve.
2 Numa batedeira, com o batedor raquete, misture as gemas com o açúcar, até que a mistura fique homogênea.
3 Rale a cenoura no ralo fino do ralador e esprema com as mãos para retirar o excesso de líquido. Acrescente à batedeira e bata mais um pouco.
4 Misture a farinha de rosca, o vinho branco e a canela até ficar homogêneo. Caso a mistura fique muito líquida, acrescente algumas colheres de farinha de rosca até ela ficar mais consistente.
5 Por último, acrescente o fermento e misture com uma espátula. Coloque na fôrma e asse em forno preaquecido a 280°C (sim, é bem quente) por aproximadamente 45 minutos ou até que você fure o bolo com um palito e ele saia sequinho.

Montagem
1 Depois que o bolo esfriar, desenforme-o e passe uma camada fina de doce de leite sobre ele. Deixar gelar por no mínimo 4 horas. Esse bolo fica perfeito bem geladinho. ( Eu não levei para gelar, pois prefiro em temperatura ambiente)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA