Simples Assim


Terça das dicas – 12 dicas para um Natal mais ecológico

Faltam só 4 dias para o Natal ! Como estão os preparativos? Se você for como eu, já deve estar com tudo organizado, arrumado, pronta para receber o “Papai Noel”. Brincadeira, viu? Imagina se não deixei nada para a última hora? Sempre sobra algo por fazer , principalmente alguns pratos. Mas hoje, resolvi dar uma pausa nas receitas e trazer algo que pode nos ajudar muito: 12 dicas por um Natal mais ecológico, mais simples. Que tal?

Quando li essa matéria no excelente blog da Mafalda, o It’s not so simple pensei logo em trazer para você, pois nos tempos atuais a simplicidade e a ecologia merecem especial atenção.

Espero que você goste e lhe ajude a ter um Natal mais simples assim e muito feliz.

Amanhã trarei uma super receita para a sua ceia. Não perca.

12 conselhos para um Natal mais simples e mais limpo – texto daqui com apenas algumas alterações em alguns termos

1 – Planejar o que vai  comprar.

Planejar o que vai comprar é  um passo chave na  decisão de ter um Natal mais amigo do meio ambiente.

2 – Consumir conscientemente.

Faça o possível para praticar  um consumo consciente, evitando compras apressadas de última hora, em lojas cheias e com poucas opções. Não se esqueça de levar a sua lista de compras e leve seus próprios sacos de compras.

3 – Boicote às embalagens!

Avalie os produtos que vai comprar em termos dos resíduos que vão gerar: quanto menos embalagens, melhor. No caso dos brinquedos, por exemplo, dê preferência àqueles que não usam pilhas. Os pais da criança vão, com toda a certeza, lhe agradecer: além da economia , os seus ouvidos também serão poupados, pois este tipo de brinquedos tendem a ser bastante ruidosos…

4 – Oferecer bens consumíveis, ou experiências

Que tal oferecer presentes como chás, biscoitos, bebidas, ou  outras opções que agradem ao presenteado, pois são sempre lembranças com utilidade. Melhor ainda se você fizer seus próprios presentes: se você gosta de cozinhar, como eu, faça um bolo, geleias, caponata ou algo que você tenha a alegria de dizer:
” Fui eu que fiz!”
As possibilidades são quase infinitas! Se a cozinha não é o teu forte, ofereça experiências: um ingresso para um show, um livro (para ser lido e repassado), uma ida a um spa… Tenho a certeza de que será inesquecível!

5 – Embrulhos mais ecológicos, por favor!

Para embrulhar os presentes uma ótima ideia é aproveitar embalagens e laços que foram guardados do ano passado. Se você ainda não tem esse hábito comece a praticá-lo. Outra forma ecológica e igualmente interessante de embrulhar presentes é usar papel de jornal , ou, por que não, tecido.

6 – Eco deco!

Nos itens de decoração do Natal, escolha peças que possam ser reutilizadas. Isso significa que vale a pena investir em artigos de boa qualidade, que consideres esteticamente agradáveis e que sabes que vais gostar de ver ano após ano. A árvore de Natal também não deve ser descurada: seleciona um modelo artificial, durável e com o tamanho certo para o espaço que tens disponível em tua casa.

7 – Desapega!

Aproveita estes dias antes das Festas para desapegar e arrumar. Desapegar faz bem à alma! Melhor, ainda, é doar aquilo que você não usa, nem precisa mais. É uma excelente forma de  ajudar a quem precisa neste Natal.

8 – Não compre, peça emprestado.

Depois de organizar toda a sua casa, você lembra que vai faltar algo para sua ceia, como alguma louça, talher, travessas….O que fazer? Se for algo que você for precisar somente uma vez a cada ano, por  que não pedir emprestado ? Quem tem essa peça parada em  casa, com certeza,  terá todo o prazer em emprestar. E se não tiver, vale mais a pena alugar do que entulhar ainda mais coisa em casa.

9 – Evite o descartável.

Eu sei, temos muita coisa para fazer e precisamos  ser práticos, mas, se você está verdadeiramente preocupado com a preservação do meio ambiente, usar copos, talheres e pratos descartáveis definitivamente, não é a melhor opção. Use materiais que não agridam o nosso planeta.

10 – Atenção ao desperdício alimentar!

Esta época é um festival de delícias. Somos tentados a exagerar nas porções que comemos e que fazemos. É importante não exagerarmos. Diga não ao desperdício e use o bom senso quando for calcular as porções para sua ceia. nada de exageros, nem de comida no lixo.

11 – E a diversão?

Você já pensou que existem muitas maneiras ecológicas de se divertir nessa época? Isso mesmo. Passear pelas ruas para  ver as iluminações de Natal, ir até à varanda observar as estrelas, visitar o presépio mais próximo, aprender músicas natalinas… São atividades simples e que fazem bem à alma e lhe unem aqueles que lhe  são mais queridos

12 – Já é Natal?!

E eis que chega, finalmente o Natal ! A família e os amigos reúnem-se, trocam-se abraços e sorrisos, mostramos, por gestos e palavras, o quanto gostamos uns dos outros. Trocamos carinho sob a forma de uma conversa , de gargalhadas e de lembranças sinceras… Agradecemos o fato de nos termos uns aos outros. Agradecemos termos vivido mais esta experiência, mais este Natal. Limpamos e arrumamos. E recomeçamos… Decidimos o que queremos fazer diferente no próximo ano. Decidimos o que queremos manter: e o que queremos manter é a esperança de que, ano após ano, cada Natal seja melhor do que o anterior, que em cada ano procuremos fazer o que está ao nosso alcance para ter um mundo melhor, para sermos, acima de tudo, mais felizes.

 

  1. Oi Lylia, bn!
    Ótimas dicas. Eu adoro presentear meus amigos com alguns mimos que eu mesma preparo. Quero aproveitar p/já desejar um feliz Natal e que 2017 venha com muita saúde, muita paz e muitas alegrias p/vc e sua família. Aproveito tb p/agradecer pela amizade e pelo carinho que vc me dispensou em 2016.
    Bjssssss

  2. Oi Lylia
    Ótimas dicas, algumas já adoto, outras gostei e vou pôr em prática, eu e minha filha vamos presentear com guloseimas feitas por nós, bolos de frutas, panetones e biscoitos, todos muito bem embalados em caixinhas que estão guardadas há bastante tempo pra estas ocasiões festivas, as fitas aproveitadas de presentes que ganhamos ano passado.
    Beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA