Simples Assim


8 pratos e suas origens inesperadas

A alimentação é uma peça chave do nosso dia a dia e não conseguimos sobreviver sem ela. No entanto a variedade de opções é tanta que acabamos nem nos dando conta da quantidade de influências que a cultura tem na comida que comemos.

Alguns dos pratos mais famosos do mundo e que são apreciados por toda a parte acabam tendo uma mistura de origens ou então nem pensamos nisso, por ser algo que gostamos e queremos comer, mas tem origens que nos são completamente desconhecidas ou até que achamos que tenham uma origem e na verdade tem outra completamente diferente.

Por exemplo, você sabe de onde veio a pizza? Não? Então, confira de onde vieram os 8 pratos abaixo:

8 pratos e suas origens inesperadas

1 – Donuts

Muita gente associa esse doce ao estilo de vida dos Estados Unidos , onde é muito consumido, o que leva a pensar que eles são originários de lá.

No entanto, eles vieram da Grécia antiga , onde eram chamados inicialmente de loukoumades e eram oferecidos como prêmio aos vencedores das Olimpíadas.

2 – Pasta

Falou em pasta logo a gente pensa na Itália. É ou não é? Mas sua origem é bem diferente.

Ela é descendente dos noodles chineses e acredita-se que foi introduzida na Itália pelo explorador Marco Polo quando viajou para a China no século 14 e ganhou a notoriedade que tem até aos dias de hoje.

3 – Tempurá

Esse prato, apesar de ser muito popular no Japão , foi trazida por jesuítas portugueses em meados do século XVI. Segundo a tradição católica, não se deve comer carne vermelha durante a quaresma e o tempurá de legumes e frutos do mar passou a ser uma alternativa de alimentação para os missionários.

A origem do nome “Tempura” ainda é bem controversa. Uns dizem que se originou de “Tempora”, uma palavra em latim que se traduz como “um período de tempo” e que provavelmente fazia referência aos 40 dias da Quaresma. Outros dizem que Tempura surgiu a partir da palavra portuguesa “Tempero”.

De qualquer maneira, esse prato agradou o paladar japonês e apesar da receita ter vindo do ocidente, tornou-se um dos pratos mais clássicos da culinária japonesa.

4 – Batata frita

Reza a lenda  que as batatas fritas têm sua origem na França e daí o seu nome em inglês (french fries). Porém elas vieram da Bélgica. Contam que os belgas e não os franceses, tinham tradição de fritar peixes muito pequenos e, quando se viram sem peixes, começaram fritando batatas com o mesmo formato.

5 – Croissant

Falou em croissant pensamos logo na França. No entanto, tudo indica que ele surgiu na Áustria. Um oficial austríaco decidiu abrir uma loja perto da fronteira com a França e introduziu um pão chamado kipferl e pouco tempo depois surgiu na França o famoso croissant.

6 – Vindaloo

Apesar de ser associado à comida Indiana , por ser muito muito picante, tem sua origem em Portugal. No século 15 quando os portugueses chegaram na Índia traziam consigo uma receita de carne em vinha de alhos e, com adição de suas especiarias ficou adaptada a vindaloo e  lá ganhou  destaque.

7- Pizza

Alguns consideram que a pizza é originária dos Estados Unidos e outros da Itália. No entanto, as lendas sugerem que, ao contrário do que se pensa, a origem da pizza é na Grécia onde era chamada de “pita”.

Alguns relatos colocam Platão mencionando algo semelhante no século 5 a.C. Apesar de muitos considerarem a pizza originária de Nápoles, na Itália, ela foi criação dos Gregos.

8- Chamuça ou Samosa

Esse petisco é associado à Índia, mas suas origens estão mais ligadas ao centro Asiático Persa e ao Afeganistão. Várias outras culturas se apropriaram do petisco introduzindo suas variações mas sua origem é no Médio Oriente.

Como podemos constatar várias comidas, petiscos ou pratos têm origens que nos são desconhecidas ou que ainda não estão confirmadas.

Algumas culturas se apropriam de alguns pratos como seus, por se tornarem famosos por lá, mas isso não indica sua real descendência.

A verdade é que a disseminação cultural ajuda a criar uma variedade de pratos e, no final, quem ganha com isso, somos nós, consumidores, que enriquecemos nosso paladar.

Um comentário

  1. Lylia,
    Achei sua pesquisa muito interessante. Com o tempo tudo pode mudar, até a noção que se tem das coisas.
    Bjs.

    Meu blog está com uma viagem muito interessante.
    E no meu outro blog, o blog de viagens que não sei se você conhece, conto a mesma viagem com mais detalhes e muitas fotos.
    helofoto.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA