Simples Assim


Curiosidades sobre a origem do Dia dos Pais

Cartaz comemorativo aos 100 anos da criação do Dia dos Pais em Spokane

Eu sou uma curiosa pela origem das coisas.O porquê sempre me fascina.Descobrir é uma das melhores coisas da vida.
Com a proximidade do Dia dos Pais, fiquei curiosa para saber de onde surgiu essa tradição. Afinal pai merece um dia só pra ele. Principalmente quem tem um pai como o meu, mas esse é assunto para outra postagem.

Saí, então, pesquisando aqui e aqui e descobri algumas curiosidades que achei interessante.

Historicamente, não se sabe, ao certo, qual é a origem do Dia dos Pais. A informação que se tem é que, na Babilônia, há cerca de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu moldou, em argila, o que teria sido o primeiro cartão de Dia dos Pais. Nele, Elmesu desejava, a seu pai, sorte saúde e longa vida.

Mas a tradição mesmo, surgiu em 1909, nos Estados Unidos, em Spokane, com Sonora Luise.Quando ela tinha 16 anos, sua mãe morreu no parto, com seu sexto filho. Sonora era uma das filhas maiores e ajudou seu pai na criação de seus irmãos mais jovens.

Um dia ao ouvir um sermão da igreja sobre o Dia da Mãe recém-reconhecida – ela percebeu o quanto  seu pai que tinha sido forte criando seis filhos sozinho. Aos olhos de Sonora ele havia sido um pai corajoso, altruísta e amoroso. Como seu pai tinha nascido em Junho,então  ela escolheu fazer a primeira comemoração do Dia dos Pais  no dia 19 de Junho em 1910, em , Spokane, Washington.

Em 1919, o presidente Woodrow Wilson foi para Spokane e falou em criar o Dia dos Pais. Depois o então presidente americano, Calvin Coolidge, em 1924, apoiou a ideia de um dia nacional para os pais.

Em  1966, o presidente Lyndon Johnson declarou o terceiro domingo de Junho como Dia dos Pais.

Em  1972, o presidente Nixon criou ,então, a comemoração nacional do Dia dos Pais a ser realizada no terceiro domingo de Junho de cada ano.

No Brasil

No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de Agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953.
A comemoração foi importada dos EUA pelo publicitário, Sylvio Bhering e teve sua data alterada de Junho para Agosto por motivos comerciais.

Aguarde as receitinhas especiais que o Simples Assim vai começar a postar a partir de amanhã para comemorar o Dia dos Pais.

Curiosidades sobre outras datas:
Dia dos Namorados
Festa de São João
Dia do Jornalista

(Lylia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias