Simples Assim


Cinco mitos e verdades sobre o mundo da cozinha

Minha amiga Núbia me mandou um e-mail sobre os “Cinco Mitos e Verdades sobre o Mundo da Cozinha” que ela leu num site muito interessante. Como são coisas que acho que muitas de nós temos, como por exemplo :  será mito ou verdade que se não colocar azeite na água para cozinhar o macarrão ele gruda?  Então para tirarmos essas dúvidas de vez, seguem as dicas:
1–    “Ah, se não coloca óleo na água do cozimento do macarrão, ele gruda”.
R: MENTIRA!
O segredo para um bom cozimento de massa é apenas a abundância de água. Sempre que for cozinhar massa, use uma panela bem larga e grande que caiba muita água!  Se colocar óleo, ao jogar o molho a massa não vai absorver o sabor dele. Assim que a água estiver fervendo, jogue a massa e cozinhe por nove minutos.
Escorra a massa e jogue-a em uma vasilha com água e gelo. Guarde em uma vasilha com um fio de óleo na geladeira por até quatro dias.
 2–    “Colocar folhas verdes de molho no vinagre ou limão não é suficiente para matar as bactérias”
R: VERDADE!
Vinagre e limão não matam bactérias, servem apenas como tempero. Coloque as folhas de molho em água com hipoclorito (solução encontrada em mercados) por 20 minutos, lave e passe-as na centrífuga para secá-las. Guarde em uma vasilha na geladeira e pronto! Livre de bactérias.
3–    “O lado brilhante do papel alumínio deve ser para usado para cima, e o fosco para baixo”
R: MENTIRA!
Não faz diferença nenhuma o lado que está para cima. Segundo o livro “O que Einstein disse a seu cozinheiro”, de Robert L. Wolke, os lados do papel alumínio só são diferentes um do outro porque, para enrolá-los mais rapidamente, as fábricas colocam dois rolos por vez nesse processo, o que deixa um dos lados fosco.
4–    ” Os cogumelos devem ser lavados em água e enxugados corretamente, pois são cultivados em esterco”
R: VERDADE!
Dizem que não se deve lavar os cogumelos, porque eles absorvem água. Mentira! Se perceber que os cogumelos estão soltando água na frigideira e que estão cozinhando em vez de dourarem, isso não tem nada a ver com a lavagem. É porque os cogumelos são compostos de água, e você colocou quantidade muito grande de uma vez. Refogue sempre em porções menores ou use uma frigideira maior.5-    “Todo peixe cheira mal”

5–    “Todo peixe cheira mal”

R: MENTIRA!
De jeito nenhum. Pode parecer estranho, mas o peixe não tem necessariamente cheiro ruim. Quando saem da água, nem peixes, nem crustáceos têm cheiro. O cheiro ruim é de seu processo de decomposição. Indica que o peixe não está muito fresco.

  1. Olá Lylia,
    Gostei imenso de ler este post, algumas coisas eu já tinha ideia, mas outras não… e é engraçado, eu sempre lavei os meus cogumelos e há bem pouco tempo experimentei limpá-los apenas, como li em algum lado…mas acredita que não consegui, mesmo depois de os limpar tive de os lavar eheh afinal estava certa 🙂

    Muito obrigada por esta partilha muito importante!
    Beijinho

  2. Lylia, adorei a aula! Tbm sempre ficava na dúvida sobre o alumínio. Queria saber tbm pq de vez em quando gruda o alumínio na comida!
    Sobre a nata dos beliscões, acho que pode ser substituído pelo creme de leite fresco, mas talvez seja melhor diminuir um pouco a quantidade pq é mais líquido ou senão vai ter que acrescentar mais farinha na massa. Bjss

  3. Queridos Narwen, Vânia, Luci, Tássia, Maria Célia, Iliane, Lurdes, Sofia, Cila, Emília, Akemi, Gina, Larissa, Valéria, Augusto, Lídia, Sandra, São, Irene, Regina, Liliana e Iona,
    Que bom que gostaram das dicas. Fico feliz quando consigo partilhar algo útil.
    Akemi, obrigada por esclarecer minha dúvida.
    Bjs pra todos,
    Lylia

  4. Adorei as dicas…
    Quanto ao papel alumínio, a verdade é que a parte "brilhante" reflete a luz, e consequentemente o calor, por isso é recomendável deixar a parte brilhante para dentro, formando uma "estufa" mais eficiente, que armazena mais calor em seu interior. Como física, acredito que como a temperatura alcançada em fornos não é muito alta, acaba não fazendo muita diferença para a culinária. Bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias