Simples Assim


Gratinado de Bacalhau com Camarão – Especial de Natal

Essa casinha linda foi presente de minha irmã Cinthya que sabe o quanto curto Natal
Está aberta a temporada de Natal no Simples Assim.De hoje até o próximo dia 25 quero postar aqui receitinhas variadas para tornar nosso Natal ainda mais gostoso.Vai aparecer muita coisa boa por aqui, até presentes enviados pela empresa Santa Edwiges. Você não sabia? Então leia aqui e saiba como ganhar um maravilhoso kit de guloseimas Santa Edwiges.
Esses presentes são só um detalhes de tudo que vai passar por aqui. Sábado foi a Confraternização do grupo que faço parte, Amigas em Harmonia, com muitas delícias feitas por cada uma delas que são cozinheiras muito especiais.Tudo feito com muito carinho e dedicação. Mas esse vai ser assunto para outro post, pois hoje não vai dar tempo.
Para começar esse Especial de Natal Simples Assim trago essa delícia de bacalhau que servi como prato principal no nosso Dia de Ação de Graças. Uma mistura inusitada, para mim, camarão com bacalhau, envolvidos em um purê de batatas e molho branco  e finalizados com batatas chips. Não é de dar água na boca? Uma delícia que logo que li no blog da Pati Beatriz – que tive o prazer de conhecer no Encontro Gourmet –  vi que tinha que experimentar.. Fiz o dobro da receita e rendeu dois grandes refratários, mas se sua família é pequena, uma receita é suficiente.Vale a pena experimentar.
Essa é a receita que abre nossa temporada de Natal. Para variar, estou sempre correndo e nesta época de Natal, mais ainda. Apesar da correria, não quero deixar de estar com vocês nesses dias  quando os sentidos ficam mais aguçados  e a presença dos amigos é fundamental. Não nos esqueçamos também que mais importante do que deixar a casa bonita , caprichar no cardápio e presentear os amigos, é nos determos no essencial , que é nossa preparação espiritual, nosso estar bem para estar bem com o outro.
Para quem crê, como eu, a vinda do Menino Jesus, é um sinal para nos tornarmos pessoas melhores e fazer melhor a vida daqueles que estão ao nosso lado. É deixar um rastro de eternidade no nosso caminhar.

Gratinado de Bacalhau e Camarões – receita daqui

Você vai precisar de:

  • 500 gr de Bacalhau em lascas
  • 500 gr de Camarão limpo
  • 3 colheres de sopa de Requeijão
  • 1 kg de Batatas (preferencialmente a Asterix – de casca rosada)
  • 1 Cebola picada
  • 1 Alho Poró fatiado
  • 150 gr de Nata (ou creme de Leite)
  • 100 gr de Azeitonas Pretas picadas
  • 5 colheres de sopa de Manteiga
  • 600 ml de Leite
  • 2 colheres de sopa de Farinha de Trigo
  • Noz Moscada
  • Sal e Pimenta
  • Azeite

Preparo:

Refogado de Bacalhau

1. Comece dessalgando o seu bacalhau. Se você comprá-lo em lascas, é mais rápido o processo. Coloque o peixe em uma tigela e cubra com água fria e deixe descansar na geladeira por cerca de 6 horas, trocando a água 2 vezes. Se você usar o bacalhau em postas, primeiro passe as postas em água corrente para retirar o excesso de sal. Coloque as postas em uma tigela, cubra com água fria e deixe na geladeira de 24 a 36 horas, trocando a água pelo menos 3 vezes ao dia.

2. Com o bacalhau já dessalgado, escorrido e desfiado, leve-o para cozinhar em uma panela com um pouco de água, até levantar fervura. Escorra e reserve.
3. Em uma panela, refogue em um fio de azeite o alho poró. Quando estiver macio, acrescente o bacalhau pré cozido e as azeitonas picadas. Refogue por alguns minutos, sem deixar o refogado seco  e tempere com sal e pimenta a gosto. Retire do fogo e reserve.

Refogado de Camarão

1. Grelhe os camarões temperados com sal e pimenta e reserve alguns para a decoração do prato (esqueci desse detalhe). Acrescente o requeijão. Reserve.

Purê de Batatas
1. Reserve 1 ou 2 batatas para a decoração e cozinhe, escorra e esprema o restante das batatas. Acrescente 2 colheres de manteiga e a nata. Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto. Reserve.

Molho Branco
1. Refogue a cebola em 2 colheres de manteiga e um fio de azeite, até que fique transparente. Acrescente a farinha de trigo e mexa com um fuet para formar o roux (veja aqui dicas de como preparar um delicioso Molho Branco). Acrescente o leite aos poucos, sempre mexendo, até formar um molho cremoso. Tempere com sal e noz moscada a gosto. Se o seu molho empelotar, ou se preferir que não apareçam as cebolas, você pode bater no liquidificador.

Batata Chips:

1. Lave bem as batatas e seque-as. Você pode usar um fatiador de legumes bem fino, se tiver, como eu não tenho, fatiei com uma faca afiada. Mantenha os chips imersos em água gelada, e quando for usar, escorra e seque bem, ou corte-os quando terminar a montagem.

Montagem:
  •  Unte uma travessa com um pouco de manteiga e faça camadas da seguinte forma
  •  uma camada fina de molho branco, purê, bacalhau, purê, camarão e vá repetindo até terminar a travessa.
  • Finalize com uma camada de molho e arrume as batatas fatiadas finamente em chips.
  •  Derreta uma colher de manteiga e pincele por cima das batatas.
  •  Leve ao forno médio para gratinar por cerca de 30 – 40 minutos.
  •  Decore com camarões grelhados.

  1. Lylia querida, abriu sua temporada com chave de ouro, que delicia de gratinado, com dois ingredientes que adoro, bacalhau e camarão. Amei a receita e a decoração. Uma receita que vou salvar. A sua casinha é linda. Beijocas, boa semana amiga

  2. Lylia, querida, boa noite,

    Que delícia de prato, é uma versão do bacalhau espiritual, com camarão, né? Este é o tipo do prato apropriado para as festas que se aproximam, pois é rico e muito saboroso, gostei muito desta sugestão. Também adorei a casinha natalina, a gente tem mesmo impressão de que ela tem luzinhas nas janelas e em outras partes, rsrs.

    Um beijo!

  3. Lylia querida! ai estas receitas maravilhosas me deixam com água na boca sempre; já estou me policiando para não querer copiar tudo, pois cadê tempo? mas sempre acabo comentando com amigas e dando o endereço dos blogs…já estou ficando famosa por isso! um beijo grande e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias