Simples Assim


Um bolo de chocolate especial

Bem que esse deveria ter sido o bolo dos três anos do Simples Assim.Mas, não deu para fazer no dia, e as duas velinhas comprovam que ele não foi feito para aquela ocasião.Ele foi preparado especialmente para o aniversário da minha irmã, Flávia, e do namorado, André.
Queria um bolo especial, diferente, inédito. E, nessa procura vi um bolo que me encantou e quando  li o que o Richie, o autor da receita, escreveu sobre ele, não tive dúvida . Veja só o que ele escreveu:  “Quando provei desse bolo pela primeira vez tive certeza: não é uma receita comum, esse é O bolo de chocolate: escuro (…) macio (…) ‘” . Você teria?
Fui, então,  para cozinha, fiz o bolo,  deixei esfriar, coloquei a cobertura e….e ainda tive que aguardar uma noite pra experimentá-lo, pois minha irmã estava viajando e só chegaria no dia seguinte. Mas quando provei vi que o bolo era realmente aquela delícia que o Richie escreveu. Meu marido não cansava de elogiar: ” Que bolo!!!”, repetia a cada garfada.
Eu, como o Richie também tenho um bolo de chocolate que classifico como o melhor.Agora estou na dúvida. E você? Qual será o melhor bolo de chocolate para você? Sugiro experimentar os dois e depois me contar o que achou. Garanto que todos os dois são MA- RA-VI-LHO- SOS.
 Ah! A minha cobertura ficou mais clarinha porque ao comprar o chocolate amargo, me enganei e comprei ao leite, e só fui perceber o erro no momento do preparo.Uma pena, pois gosto dele bem escurinho. Da próxima vez serei mais atenta.
Que você tenha um fim de semana tão gostoso quanto esse bolo.

“O” Bolo de Chocolate –  receita daqui
[rende um bolo de duas camadas com 20cm de diâmetro e 10cm de altura. Você vai precisar de 2 fôrmas redondas de 20cm de diâmetro. )
Para a massa:

  • 1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 3/4 de xícara de cacau em pó de boa qualidade;
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 xícara de buttermilk*;
  • 1/2 xícara de óleo vegetal;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 160ml de café expresso quente [ou um café forte, feito com café solúvel].
Para o recheio e cobertura:
  • 240g de chocolate meio amargo picado 300g de manteiga [sem sal] em temperatura ambiente ( usei 200g)
  • 1 gema de ovo grande [como a cobertura não é cozida e gema crua pode não ser legal, você pode trocar por 3 colheres de sopa de leite, ou creme de leite fresco]; ( usei leite)
  • 1 e 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha;
  • 1 e 1/2 xícaras mais 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado;
  • 1 e 1/2 colheres de sopa de café solúvel;
  • 3 colheres de sopa de água quente.
Preparando a massa:
  • Corte 2 círculos em papel manteiga, de 20cm de diâmetro cada. Unte as fôrmas com manteiga. Forre o fundo de cada uma com os círculos de papel manteiga e unte o papel manteiga. Enfarinhe as fôrmas, tirando bem o excesso. Reserve.
  • Preaqueça o forno a 170 graus.
  • Em uma tigela grande misture bem, com um fouet ou na batedeira em velocidade baixa, a farinha, o açúcar, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal. Em outra tigela misture o buttermilk, o óleo, os ovos e a baunilha. Incorpore, aos poucos, a mistura de líquidos à mistura de sólidos, sem bater. Adicione o café quente e mexa até incorporar.
  • Divida a massa nas duas fôrmas preparadas e asse por 35 minutos, até que enfiando um palito no centro ele saia limpo.
  • Deixe os bolos descansarem dentro da forma por 30 minutos, então vire-os  e deixe que esfriem completamente. Retire com cuidado o papel manteiga.
Prepare o recheio:
  • Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Mexa para uniformizar e espere chegar na temperatura ambiente. Reserve.
  • Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga até que ela fique clara e cremosa. Adicione a gema, a baunilha e bata por 1 minuto, lembrando de raspar as laterais da tigela. Em velocidade baixa adicione o açúcar de confeiteiro peneirado e bata por mais 1 minuto.
  • Em uma tigelinha, dissolva o café solúvel na água quente.
  • Incorpore aos poucos o chocolate derretido e o café dissolvido no creme de manteiga.
Montando o bolo:
  • Sobre o prato de servir coloque um dos bolos, com o lado reto [onde estava o papel manteiga] para cima.
  • Com uma espátula distribua um terço do creme e cubra com o outro bolo, esse com o lado arredondado para cima. Cubra as laterais e o topo com o restante do creme.
  • Deixe gelando por pelo menos 1 hora antes de cortar. Ah, e se você fizer na véspera, mantenha na geladeira, mas retire 1 hora antes de servir.

Observações do Richie:

*Sempre que faço manteiga retiro o buttermilk e congelo – é esse que uso nessa receita. Porém existem métodos caseiros de se preparar buttermilk:
_para 1 xícara de leite adicione 4 colheres de chá de suco de limão ou vinagre branco. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos, até ficar com a aparência de leite talhado;
_ em uma xícara de medida coloque duas colheres de sopa de iogurte ou coalhada, e complete até a medida de 1 xícara com leite.
Outros Bolos de Chocolate Simples Assim:

  1. Parabéns ao seu magnífico blog Lylia e muito obrigada por nos trazer não somente ótimas e deliciosas receitas, mas experiências muito ricas de vida e de amor !!
    O bolo ficou uma verdadeira tentação, lindo e delicioso e é de chocolate..aí não há como resistir…hummm….amooooo!!

    Beijocas e um excelente fim de semana!!

  2. Olá Lylia tudo bom???
    Anotei e vou tentar fazer,bolo de chocolate sempre da água na boca,uma verdadeira tentação.Parabéns pelos 3 anos de blog sempre com tantas receitas apetitosas e tão bem descritas por você.
    Fiquei muito feliz com sua visita e seu comentário, aquele bolo de maçã realmente é muito bom e me faz voltar no tempo com o cheirinho de bolo assando no forno da casa de meus pais…Quanto a catalonha alguns também chamam de catalonia ela é encontrada com este nome em várias regiões é uma hortaliça que encontramos também na Europa.Eu costumo comprar aqui em Campinas no Oba varejão e algumas verduras eu gosto de comprar pré lavadas.Ela é muito saborosa e lembra um pouco o almeirão mas não é o almeirão.
    Beijos Lylia e um ótimo final de semana.
    Carla

  3. Queridas Lurdes, Luísa, Chica, Tássia, Selene, Ana Karla,São, Marisa Vlasic, Ana Cláudia, ANa, Susy, Silvia, Cissa, Marina, Yves, Marisa Valadas, Sadhia, Carla Maria, Susana, Angela, Léia, Cristina, Isa, Andrea, Rosângela e Cláudia,

    Obrigada pelos comentários carinhosos. Tê-las aqui é o maior presente,
    Uma semana muito especial para todas nós,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias