Simples Assim


capa.jpg
Receita de bolo de limão todo mundo tem uma. De todo jeito: de liquidificador, amanteigado, com caldinha…Eu mesmo tenho várias que já foram, até, partilhadas com você. Mas, nos dois últimos fins de semana experimentei mais duas variações desse bolo e, para minha tristeza, foram uma decepção. E, olha que as fontes eram bastante confiáveis.
Confesso que não sei bolar uma nova receita. Geralmente mudo uma coisa aqui outra ali, mas fazer o equilíbrio das proporções e ter a segurança que vai dar certo, isso ainda não fiz. Por isso, sempre vou à “casa” das amigas buscar inspiração.
Depois da frustração dos dois últimos bolos de limão, vi essa receita e pelos ingredientes já imaginei que daria certo. Com bastante manteiga – 250 g – como gosto e com proporções que me pareceram certeiras. Quando coloquei no forno fui logo avisando ao pessoal de casa:
Vocês vão comer o melhor bolo de limão que já experimentaram”.
Já viram minha responsabilidade, né?
Minha confiança no sucesso do bolo era tanta que  nem fiquei ansiosa para olhar o forno de vez em quando para ver como ele estava se saindo, coisa que sempre faço.No íntimo sabia que ele ficaria delicioso. Coisa de boleira.
O cheiro inundava a casa e quando tirei do forno comprovei o quanto estava lindo, crescido e fofinho. Agora o teste definitivo. Provar. Preparei a caldinha, desenformei, cobri. Um ritual. E quando fui partir já deu para sentir a consistência macia.
E o sabor? Realmente foi o melhor bolo de limão que já comi. E não foi só eu que achei. Além do pessoal de casa, levei um pedaço para minha amiga harmoniosa, Janaína, que depois de experimentar foi logo perguntando se estava no Simples Assim. Sinal que gostou.
Aí está o bolo. Receita da Andrea, do Aroma e Sabores. Um Pound Cake de Limão.
Vocês sabem o que é o Pound Cake?  Pound Cake, em uma tradução livre ” Bolo de Libra” é um tipo de bolo (parecido com o bolo inglês) feito com as mesmas medidas de cada um desses ingredientes: farinha, manteiga ,ovos e açúcar .No caso desse é 250 para cada um deles.
Se você ainda está à procura de um delicioso bolo de limão faça esse e depois me conte se é verdade tudo que estou dizendo.
Um fim de semana cheio de sabor para todos nós.

Pound Cake de Limão – receita daqui

Ingredientes
  •  250 g de manteiga
  • 250 g de açúcar
  • 250 de ovos (5 a 6 unidades médias) – 3 claras separadas
  • 250 de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa rasa de fermento químico em pó
  • Raspas da casca de 2 limões ( usei galego)
  • suco de 1 limão

Ingredientes para a cobertura

  •  suco de 1 limão
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro

Como fazer:

  • Bata as 3 claras em neve e reserve.
  • Bata o açúcar com a manteiga até ficar bem branquinho.
  • Adicione os ovos e as gemas um pouco de cada vez e continue batendo até a mistura ficar clara e bem fofa.
  • Adicione o trigo, o fermento em pó, as raspas e o suco de limão e incorpore bem.
  • A mistura pode talhar um pouco devido a acidez do limão, mas não se preocupe.
  • Junte as claras em neve.
  • Coloque a massa do bolo em forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.
Para a cobertura: misture o suco de limão com o açúcar e espalhe por cima do bolo ainda quente.

  1. Querida Lylia,
    Odeio quando experimento receitas de outras "casas amigas" e não saem bem!
    Eu AMO bolo de limão e já testei uns quantos de sucesso, mas este é mais um que vai para a lista e vai ser testado ainda este fim de semana, pois sou louca por bolos de limão.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia

  2. Esse bolo se parece muito com uma receita que a Casa e Comida publicou ano passado, e fica maravilhoso. Um dos melhores bolos que já comi, e não só de limão. Imagino que esse fique tão bom quanto o da revista, pois esta lindooo.

    No blog tem a receita do que saiu na Casa e Comida, e faz muito sucesso.

    bjoo, Cassis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias