Simples Assim


Camarão com catupiry e maçãs à moda da Zezé

Conforme prometi, trago hoje uma receita super especial para sua ceia de Natal: Camarão com catupiry. Esse prato foi uma das tantas “estrelas” de nosso Natal harmonioso. Leva a assinatura da Zezé, que em tudo que faz coloca muito amor e capricho. Diferente de mim, ela não é adepta dos pratos “simples assim” então já viu que esse é um pouco mais elaborado do que aqueles que você está acostumado a ver por aqui. Mas garanto que vale a pena reproduzi-lo.

Com muito carinho ela me deu a receita que tenho a alegria de partilhar com você. Vou colocar do jeitinho que ela mandou para mim.

Camarão com catupiry e maçãs à  moda Zezé

Esse prato comi há muitos anos em um restaurante praiano, no Rio de Janeiro.

Depois que consegui a receita, faço até hoje com uma ou outra alteração, daí que virou “à minha moda” rsrs

Exige um pouquinho de trabalho, do jeito que gosto rsrs já que receitas vapt-vupt não me atraem.

Não tenho porções definidas, mas para o prato que levei, usei 2 quilos de camarões médios (pesados sem as cabeças e as cascas)

Gosto de comprar camarões com cascas, pois elas são aproveitadas para fazer um bom caldo, que tempero com alho poró e ervas. Reservo.

Os camarões são temperados com sal e limão e salteados numa mistura de óleo e manteiga, por uns 2 minutos, em pequenas porções, para não criar água. Reservo.

Faço um refogado com bastante tomate, sem pele nem sementes, alho e cebola, caldo do camarão (que foi reservado) e uma xícara de creme de leite fresco. Deixo reduzir um pouco, acrescento os camarões e salsa picadinha. Essa mistura não deve ficar rala.

Forro uma assadeira com catupiry, coloco a metade dessa mistura por cima. Espalho algumas porções de catupiry e completo com o restante da mistura.

Cubro toda a superfície com lâminas de maçã verde (feitas no mandolin) e por cima mais catupiry, que achato para ficar bem fino.

Para decorar:

Cozinho duas batatas médias, amasso bem para evitar qualquer grumo, levo ao fogo com uma pitada de noz moscada, meia colher de manteiga e uma pitada de sal.
Depois de frio coloco no saco de confeitar, com bico pitanga, e contorno toda a assadeira.
Levo ao forno para gratinar.Natal hamonioso

Ainda do nosso Natal harmonioso. Na primeira, da esquerda para a direita, eu e a Tatiana, eu e a Juliana e embaixo, a Zezé e eu e na outra a Valentina, a Andréa, eu e a Zezé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA