Simples Assim


7 Erros que devem ser evitados ao usar tábua de carne – Terça das dicas

Tábua de carne é um acessório indispensável na cozinha e muito usado. Mas será que sabemos utilizá-la corretamente?

Outro dia lendo esse artigo, achei interessante e lembrei de você, pois talvez como eu, você desconheça alguns desses cuidados.

1. Você usa uma tábua de vidro

Tábuas de vidro tendem a ser mais resistentes a manchas e odores, mas por ser uma superfície muito dura, pode danificar suas facas. Também são maiores os riscos de lesões, uma vez que a faca pode escorregar. A madeira vai manter suas facas afiadas por mais tempo, e também são menos propensos a juntar bactérias. Já o plástico precisa ser limpado com mais frequência e mais cuidado.

2. Você usa uma tábua pequena

Uma tábua de corte pequena pode ocupar menos espaço na cozinha e certamente será fácil de limpar, mas, por outro lado, não haverá espaço suficiente para cortar certos alimentos, que também podem ficar deslizando, e coloca você em um risco maior de se cortar. Por isso, escolha tábuas grandes.

3. Você não usa uma tábua só para o corte de carnes

Carne, aves e peixes podem propagar bactérias como E. coli e salmonella, o que pode fazer com que você fique doente. Por isso, se você usa uma única tábua para cortar praticamente tudo (até mesmo frutas), os riscos de contaminação são enormes. É aconselhável usar uma tábua apenas para produtos de origem animal, e limpá-lo muito bem com água quente e sabão após cada utilização.

4. Você usa a mesma tábua para cozinhar para alguém com alergias

A contaminação não é apenas um risco para os consumidores de carne. Também pode ser um problema quando você está preparando alimentos para alguém com alergia. Embora a tábua possa parecer limpa, ainda abriga vestígios de um alimento alergênico. Por isso, se você tem alguma pessoa alérgica em casa ou vai preparar um prato para alguém, tome medidas necessárias para desinfetar a sua tábua ou até mesmo investir em uma nova e usá-la separadamente.

5. Você lava a tábua de madeira na lava-louças

Tábuas de plástico podem suportar o calor de uma máquina de lavar louça, mas de madeira podem ser prejudicadas com a mistura de água muito quente com um sabão muito forte. O ideal é lavá-las à mão com um pouco de sabão e água morna. Caso a sua tábua esteja com manchas muito persistentes ou odores fortes, esfregue bicarbonato de sódio com a metade de um limão.

6. Você não seca a sua tábua adequadamente

A umidade é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Por isso, após lavar a sua tábua, deixe a secar bem no escorredor de louças.

7. Você não está lubrificando a tábua

O uso constante de água e sabão pode desidratar a madeira, que fica com diversas rachaduras. Para evitar que isso aconteça, esfregue um óleo comestível eventualmente. A melhor opção é o azeite de oliva, uma vez por semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias