Simples Assim


Brigadeirão gourmet – melhor impossível

 
Quem não gosta de um Brigadeirão? Aquele doce macio,cremoso,  que se desmancha na boca e que faz sucesso em qualquer ocasião? E além de tudo Simples Assim de fazer? Para mim, é um dos doces preferidos, pois junta essas duas qualidades: gostoso e fácil de fazer. Não poderia ser melhor. E aqui em casa todos adoram.
Essa receita é bem antiga. Foi de uma amiga de minha mãe que morava em Belo Horizonte e quando ela foi faze-la uma visita conheceu essa receita. Isso há muito, muito tempo. Final da década de 70. Muitas de vocês nem nascidas eram e o Brigadeirão já estava fazendo sucesso por aí.
Então  minha mãe, exímia cozinheira que é, quando  voltou de viagem  tratou de fazer a tal sobremesa para nós. Foi sucesso à primeira mordida. A partir daí, o brigadeirão entrou definitivamente para o cardápio da família.
E quando fui escrever meu primeiro caderno de receitas  essa foi uma das primeiras que copiei. Sim, naquele tempo a gente copiava receita, não tinha essa história de “copiar e colar” da internet e depois  imprimir. Nada disso. Se a gente quisesse, tinha que ter a paciência de copiar, senão nada feito.
Aí está o caderno que não me deixa mentir. E com as marcas do meus dedos sujos de comida. Uma preciosidade.Já coloquei até umas receitas dele por aqui e pretendo acrescentar muitas outras. Receitas de família, sempre digo, são as melhores.

 

 

Mas, por que esse brigadeirão é gourmet? Na verdade é até pretensão da minha parte dizer que ele é gourmet só porque acrescentei um chocolate granulado belga meio amargo especialíssimo que minha amiga Valéria, das Harmoniosas – sempre as Harmoniosas, que já foram, inclusive,  faladas aqui essa semana. Pois bem, a Valéria tinha comprado uma grande quantidade do tal chocolate e perguntou quem queria o restante, pois não iria usar todo. Claro que me candidatei e ganhei um potinho daquela delícia. E. quando fiz esse brigadeirão não tive dúvida em usá-lo, pois daria um toque gourmet.
No mais a receita é simples assim. Nada de gourmet.Só fiz uma pequena alteração. Como não gosto de nada muito doce, coloquei chocolate em pó no lugar do achocolatado. Para o meu gosto, ficou bem melhor.
Experimentem essa delícia neste fim de semana e vocês verão a cara de felicidade de todos que a saborearem.
Olha só , como é cremoso

A receita é Simples Assim,  é só copiar daqui.

Algumas observações:

1 – Você pode colocar 6 colheres de Chocolate em pó e 3 de Achocolatado, se não quiser totalmente doce;

2 – Asse em banho- maria por 40 minutos no fogo. Depois leve ao forno , também em banho maria por mais 20 minutos;

3 – Não deixe de polvilhar o açúcar na forma untada, pois ele forma uma caldinha, tornando o brigadeirão mais úmido.

  1. Lylia, você me deu uma excelente ideia para ajudar a terminar o meu pacote de chocolate granulado belga, hehe! Fica delicioso no brigadeiro, mas é algo que faço só de vez-em-quando-quando-tem-festa! Então com essa receita do brigadeirão já tenho uma desculpa para usá-lo!!!

    Um lindo final de semana para você!
    Bjus..

  2. Lylia, mais uma vez fiquei sem internet, ouço tantas mentiras dos funcionários dessas operadoras que já estou sem paciência.
    Espero que agora tenha reg…
    Ainda bem que cheguei a tempo de pegar essa receitinha que parece mesmo deliciosa.
    Bjsssss e um abençoado FDS p/vcs

  3. Lylia querida, adoro brigadeirão, esse seu é mesmo especial, pois além de lindo, é receita de família, e receita de família é delicia garantida. Tenho um caderno assim igual ao seu,velhinho e marcado, repleto de antigas receitas que copiava à mão, por que no nosso tempo não tinha essa mesmo de copiar e colar hehe. Mas eu adorava copiar receitas. Amei seu brigadeirão, ficou lindíssimo. Beijinhos, ótimo final de semana

  4. Olá boa tarde !!!
    QUERIDA a foto está um arraso, o doce
    melhor ainda, mas a caderno tão velhinho
    da saudade é neles que temos as melhores receitas quardadas
    Elogios por tudo

    Abraços de bom final de semana
    Bjuss
    Rita!!!!!
    (¯`v´¯)
    `·. ¸.·´
    ☻/
    /▌

  5. Oi Lylia, me lembro bem da época em que copiávamos as receitas.Tenha tantos cadernos escritos à mão que nem sei o numero deles.Esse brigadeirão ficou fantastico, me deixou realmente com vontade de uma fatia.Beijos querida, tenha uma ótima semana.

  6. Queridas Rosângela, liliana, Marisa, Ana Paula, Selma, São, Marina, Susana, Ana, Vânia, Luísa, Sandra, Sadhia, Ingrid, Sol, Nina, Val, Rosinha, Carol, Sandra, Andrea, Isa, DInha, Frau, Nani, Maura, Cissa, Marlene, Ana, Cecília, Josy, Rachel, Rita, Léia, Bel, Severa e Patrícia,
    Que bom que gostaram do Brigadeirão! A Cissa achou engraçado o termo " leite de gado". São coisas de antigamente , de Fortaleza…Chamava-mos leite de gado ao invés de leite de vaca Rs, rs, rs…A gente usa e nem percebe que não existe leite de gado…
    Obrigada pelo carinho de todas!
    Uma linda semana pra cada uma de nós.
    Bj,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA