Simples Assim


Lombo de bacalhau ao forno – O melhor bacalhau que já comi

 lombo de bacalhau
 Nessa correria de Natal ainda consegui um tempinho para vir aqui, mas vim por uma causa nobre. Prestar um serviço de “utilidade pública” para vocês ! Partilhar essa maravilha que tanto sucesso fez no Natal das Harmoniosas. Um lombo de bacalhau   tão gostoso, tão gostoso que me arrisco a dizer que foi o melhor bacalhau que já comi. E, garanto que já comi vários.

Quando a Zezé chegou no nosso almoço e , curiosamente, levantei a tampa do pirex para ver o que ela trazia e dei de cara com esse lindo lombo de bacalhau abri um sorriso de orelha a orelha,  imaginando o quanto ele seria gostoso. E não me decepcionei, o sabor é até melhor do que eu pensava. Assado com azeite de oliva e escoltado por cebolinhas, alhos, batatinhas, gordas azeitonas pretas, cenouras baby, tomatinhos cerejas ele dispensa outros  acompanhamentos. Apesar de eu gostar de um arroz branco fresquinho para acompanhar a iguaria.

Corra que ainda dá tempo de você fazer para a ceia do dia 24. Compre ainda hoje o bacalhau, deixe dessalgando e surpreenda seus queridos com essa delícia.
E, o melhor: ele é Simples Assim de fazer.
Quando pedi a receita:
”  Zezé querida, seu bacalhau é daqueles pratos que ficarão , para sempre, gravados na minha memória gustativa. Se você não se importar, gostaria de colocar no blog.Pode ser? Se você concordar poderia me enviar a receita? E a foto, você tem?”
Vejam só que ela respondeu:
” Lylia, você me envaidece rsrs”
Só falei a verdade, Zezé. Agradeço sua generosidade em dividir com o Simples Assim esse ” bacalhau delirante”
Mudando de assunto. Já que a postagem de hoje é de “utilidade pública”, aproveito para lhe lembrar que no meio de todo esse turbilhão de preparativos para a grande data lembre-se sempre que o que importa é colocar em tudo o verdadeiro Espírito do Natal e ficar em tal estado de graça pela expectativa da chegada do Menino  Jesus que os contratempos, o cansaço e todo o trabalho desses dias não encubram o  motivo central de nossa celebração. Que o amor , a fraternidade e o bom humor sejam a tônica desse período.
lombo de bacalhau

Lombo de bacalhau à moda da Zezé , do jeitinho que ela me enviou

  • Comprei o lombo de bacalhau dessalgado , congelado.
  • Aferventei água com alho, folha de louro e coloquei o lombo por uns 10 minutos.
  • Apaguei o fogo e coloquei a panela dentro do gelo, para acelerar o resfriamento, tendo cuidado para o lombo não se partir.
  • Grelhei o lombo numa frigideira tefal, com um pingo de azeite.
  • Forrei uma assadeira com rodelas de cebola e coloquei o lombo por cima.
  • Acrescentei o alho, mini cebolas partidas, batatas bolinhas cozidas e descascadas, cenoura baby pré-cozida, pimentões vermelho e amarelo, tomatinhos cereja e reguei com azeite.
  • Levei ao forno pré-aquecido por uns 15 minutos.
  • Retirei do forno e acrescentei ovinhos de codorna cozido e azeitonas pretas e retornei ao forno por mais uns 5 minutinhos.
  • Simples Assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA