Arroz Marrroquino – receita daqui
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 3 cebolas grandes fatiadas finamente (meia lua)
- 400g de peito de frango cozido e desfiado (Cozinhe o frango em água com uma cebola picada, 1 dente de alho esmagado e folha de louro)
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 1 xícara (chá) de amêndoas laminadas e torradas** ( o da Ju tinha castanhas de caju)
- 2 xícaras (chá) de arroz cozido (branco, integral ou 7 grãos)
- 1 colher (sopa) ou a gosto de pimenta síria de boa qualidade
- Sal a gosto
Como fazer:
1. Prepare seu arroz como de costume e reserve.
2. Fatie as cebolas em meia lua, bem finas.
3. Em uma frigideira grande derreta a manteiga e refogue a cebola. Deixe em fogo baixo e vá mexendo sempre até que elas caramelizem (ficam com uma tonalidade marrom e sabor adocicado). Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve a cebola em um recipiente.
4. Na mesma frigideira que caramelizou a cebola coloque o azeite e refogue o frango desfiado até ficar levemente dourado. Tempere com sal e pimenta do reino.
5. Solte o arroz com um garfo e vá misturando com o frango desfiado, a cebola caramelizada e as amêndoas torradas. Tempere com pimenta síria e sal a gosto.
Dicas da Patrícia do Dedo de Moça
** Se as amêndoas vierem inteiras e com casca: leve uma panela com meio litro de água ao fogo até ferver. Quando ferver mergulhe as amêndoas com casca e deixe ferver por 2 minutos. Escorra a água quente e coloque água fria para que as amêndoas esfriem um pouco. Aperte a ponta das amêndoas e a casca se soltará com facilidade e depois corte as lascas. Leve ao forno (temperatura média – 200°C) para dourar levemente.
*Calcule por pessoa 1 xícara (café) de arroz cru.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 50 minutos





Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.
Queria estar aí com vocês e provar dessas delícias!!
Saudades =****
Oi, Lylia,
Que arroz rico e delicioso. Ele sozinho é quase uma refeição completa, né? rsrs.
Aproveito a oportunidade para te desejar um ano de 2016 maravilhoso. Que seja um ano cheinho de coisas boas, inesquecível mesmo! rsrs.
Querida Carlinha,
Nós é que queríamos estar aqui com você, com seu carinho e sua generosidade.
Bj,
Lylia
Obrigada querida Marly! Pra você também!
Bj,
Lylia
Deve ser muito gostoso este arroz, vou levar comigo, ok, Lylia.
Um beijo