Simples Assim


Especial de Ano Novo – Arroz Marroquino

Voltei! Oba! Muito feliz em estar novamente com você na nossa prosa que tanto me alegra.
Amanhã é o último dia do ano.Muitos pensamentos, preparativos, resoluções, chegadas e partidas.Mas, como, sabiamente lembra Drummond: ” O último dia do ano´não é o último dia do tempo.Outros dias virão“. Na verdade é só uma troca de calendário , uma nova oportunidade de vivermos melhor, de fazer as coisas melhores.Com essa esperança caminhamos para um novo tempo.
E para saudarmos esse novo tempo nada como boa comida e  boa bebida. Você já preparou seu cardápio? Eu já finalizei o meu, pois não gosto de deixar para última hora.Pernil, farofa, maionese com frango defumado e, algumas coisinhas para não fugir à tradição da sorte, como o Mujaddara, ou nosso arroz com lentilha.Minha filha, Lívia, não deixa faltar essa delícia em nossa mesa nesse dia.Apesar de faze-lo todos os anos me dei conta que ainda não tinha colocado aqui.Não sei por quê.Na verdade, era ele que gostaria de trazer hoje para você.Mas lembrei dessa arroz marroquino, que combina demais com o ano novo: com castanhas, frango e passas.Tem gente que tem superstição com frango na virada do ano.Se esse for o seu caso, tenho a sugestão desse arroz com champagne e passas que é divino.
Mas, se você, é como eu e nem liga para essas crendices faça esse arroz que aposto que vai ser um sucesso.
No Natal das Harmoniosas , deste ano, nossa amiga Juliana o trouxe para nosso deleite.
Eu já postei um arroz marroquino aqui em uma versão da querida Gina. Hoje trago uma outra opção para você escolher aquela que mais lhe agradar.
Aproveite o penúltimo dia de 2015 de faça algo que lhe dê muito prazer.
Arroz Marroquino – receita daqui
Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 3 cebolas grandes fatiadas finamente (meia lua)
  • 400g de peito de frango cozido e desfiado (Cozinhe o frango em água com uma cebola picada, 1 dente de alho esmagado e folha de louro)
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • 1 xícara (chá) de amêndoas laminadas e torradas** ( o da Ju tinha castanhas de caju)
  • 2 xícaras (chá) de arroz cozido (branco, integral ou 7 grãos)
  • 1 colher (sopa) ou a gosto de pimenta síria de boa qualidade
  • Sal a gosto

Como fazer:
1. Prepare seu arroz como de costume e reserve.
2. Fatie as cebolas em meia lua, bem finas.
3. Em uma frigideira grande derreta a manteiga e refogue a cebola. Deixe em fogo baixo e vá mexendo sempre até que elas caramelizem (ficam com uma tonalidade marrom e sabor adocicado). Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve a cebola em um recipiente.
4. Na mesma frigideira que caramelizou a cebola coloque o azeite e refogue o frango desfiado até ficar levemente dourado. Tempere com sal e pimenta do reino.
5. Solte o arroz com um garfo e vá misturando com o frango desfiado, a cebola caramelizada e as amêndoas torradas. Tempere com pimenta síria e sal a gosto.
Dicas da Patrícia do Dedo de Moça
** Se as amêndoas vierem inteiras e com casca: leve uma panela com meio litro de água ao fogo até ferver. Quando ferver mergulhe as amêndoas com casca e deixe ferver por 2 minutos. Escorra a água quente e coloque água fria para que as amêndoas esfriem um pouco. Aperte a ponta das amêndoas e a casca se soltará com facilidade e depois corte as lascas. Leve ao forno (temperatura média – 200°C) para dourar levemente.
*Calcule por pessoa 1 xícara (café) de arroz cru.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Outras receitas com arroz Simples Assim para sua ceia de ano novo:
Arroz à grega
Arroz com champagne e amêndoas
Arroz integral festivo

  1. Oi, Lylia,

    Que arroz rico e delicioso. Ele sozinho é quase uma refeição completa, né? rsrs.
    Aproveito a oportunidade para te desejar um ano de 2016 maravilhoso. Que seja um ano cheinho de coisas boas, inesquecível mesmo! rsrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias