Simples Assim


Bolo de banana, abacaxi , laranja e castanhas do Pará


Bolo de banana, abacaxi, laranja e castanhas do Pará. Esse bolo é a cara do Brasil. Sim. Isso mesmo. Leva frutas bem típicas daqui, como banana, abacaxi, laranja e castanhas do Pará. Que tal? A receita estava guardada há muito tempo e era de um blog que gostava muito, o Simplesmente Delícia. O nome do bolo não era esse, mas não resisti e apelidei de “Tropical”. Ele é tão bom que já entrou para a série dos “Bolos inesquecíveis”. 

No dia que fiz, sexta passada, estava tão triste com o retorno da minha filha, Lia, para Londres, que até esqueci de fazer a calda de laranja. Mas, o bolo é tão gostoso que nem senti falta. Mas vai ser uma ótima desculpa para fazê-lo novamente em breve.

Por falar em Lia, hoje é seu dia. 35 anos! Até parece que foi ontem que estava com ela nos braços. Mas hoje, diferente da sexta passada, já não estou triste, pois sei que ela está feliz e vivendo uma fase linda da vida dela. Para ela, no seu aniversário, todas as alegrias e conquistas da vida.


Happy birthday,
Lia! Mamãe lhe ama!

Bolo de banana, abacaxi e castanhas do Pará – receita da Flávia Pantoja

Ingredientes:

  • 2 copos de bananas bem maduras, bem amassadas (6 a 8 bananas)
  • 1 copo de abacaxi picado
  • 1 copo de castanha do Pará (ou nozes)
  • 3 copos de farinha de trigo (420 gramas)
  • 2 copos de açúcar (400 gramas)
  • 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • ½ colher de sobremesa de sal
  • 1 ¼ copos de óleo (canola ou girassol)
  • 3 ovos
  • 1 colher de sobremesa de baunilha
  • Raspas de 1 laranja (só a casca, não rale a parte branca)

Cobertura:
1/3 de copo de suco de laranja
1 a ½ copo de açúcar

modo de preparo

1. Unte uma forma redonda de tubo com bastante óleo. Pré-aqueça o forno a 180°C. Pique o abacaxi em pedaços pequenos e deixe escorrer numa peneira enquanto prepara o resto. Amasse bem as bananas com um garfo até formar um purê. Pique as castanhas do Pará e reserve. Numa outra vasilha misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve.

2. Na vasilha da batedeira, misture o óleo e o açúcar. Bata em velocidade média e acrescente a baunilha e as raspas de laranja. Acrescente os ovos, um por um, batendo bem entre cada ovo. Adicione então o purê de banana, o abacaxi (esprema um pouco o abacaxi antes para retirar qualquer excesso de liquido) e as castanhas em velocidade baixa.

3. Acrescente os secos (farinha, bicarbonato e sal) em 3 vezes, em velocidade baixa. Pare a batedeira, limpe as laterais com uma espatula e bata mais 10 segundos. Entorne a massa na forma preparada e leve ao forno por 1hr15 ou até uma faca sair seca de dentro do bolo.

4. Deixe o bolo esfriar na forma por uns 20 minutos. Passe uma faca rente a lateral da forma e vire o bolo em cima de uma grelha, com muito cuidado, para continuar esfriando.

5. Misture o suco de laranja com 1 copo de açúcar. Se quiser acrescente mais açúcar até a calda ficar na consistência desejada. Entorne no bolo devagar, aos poucos, deixando secar um pouco antes de entornar mais. Assim a calda vai secando e acumulando as camadas o que torna tudo ainda mais delicioso.

Minha alteração: só acrescentei 1 colher de chá de fermento em pó. pois a receita só pedia bicarbonato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias