Simples Assim


6 dicas para não estressar no final do ano – Terça das dicas

Quem quer saber 6 dicas para não estressar no Natal?

Para mim, sem dúvida, o Natal é a melhor época do ano. Gosto do colorido, do espírito amoroso, da solidariedade, das comidas e da possibilidade de estar juntos daqueles que amo.

Por outro lado, não suporto aquele frenesi de compras, o trânsito, o mau humor dos vendedores e toda a agitação que atrapalha o verdadeiro espírito do Natal.

E acredito que ninguém gosta. Por isso , quando li essas dicas lembrei logo de partilhar com você para ajudar no corre corre desses dias.

Afinal todos merecemos uma Noite Feliz!

Uma semana sem estresse para todos nós!

6 dicas para não estressar no Natal*

1 – Reformule suas expectativas

Faça um balanço de seu tempo, dinheiro e energia. Faça o que é certo para você! Aquilo que lhe dá prazer e alegria.

Veja esse testemunho:

“Todo ano, eu hospedo minha família na véspera de Natal e monto uma grande produção: coquetéis e aperitivos, jantar com porcelana e cristal e pratos que levavam horas para preparar”, diz Daniella Kohler, mãe de Charlie, 9 anos, e Dylan, 6.

No ano passado, ela optou por um buffet informal: “Eu servi tender pré-cozido, batatas assadas e macarrão.Quando as pessoas perguntavam o que poderiam trazer, eu dizia uma sobremesa e uma salada”, conta.

“Pela primeira vez, eu poderia sentar e aproveitar a minha refeição.”

2 – Encontre tempo para você

“Muitos de nós já nos esforçamos ao máximo, mesmo sob circunstâncias normais”, aponta Maria Fristad professora de psiquiatria, psicologia e nutrição humana da Universidade Wexner Medical Center, de Ohio.

“Então as festas de fim de ano vêm por aí com um novo conjunto de demandas e tarefas que você não tem tempo ou recurso suficientes para concluí-las.”

Por isso, é crucial agendar um tempo para se permitir fazer algo agradável, mesmo que seja simplesmente saborear uma xícara de café sozinho.

Reserve pelo menos 15 minutos a cada dia para si mesma durante esta temporada.

3 – Crie tradições que funcionem

Se o dinheiro está apertado para comprar presentes de Natal para todo mundo, por exemplo, você pode fazer brincadeiras como “amigo secreto”, para fazer uma troca mais informal de presentes.

Ou então fazer alguns presentes, como um bolo gostoso que só você sabe fazer !

4 – Não tenha medo de dizer não

Se você quer, por exemplo, ficar em casa com seu filhos no Natal, não tem problema! Está tudo bem em priorizar sua família.

Você pode dizer aos seus parentes que eles são bem-vindos na sua casa, mas que você e seus filhos vão ficar por lá neste final de ano e vocês vão manter a própria programação.

5 – Desligue das redes sociais

Cansada de ver preparativos de festas impecáveis no Instagram? Se desconecte. Se você não quer passar tanto tempo fora das redes, estabeleça um limite diário e lembre-se de que você não precisa comparar sua vida com as cenas de destaque de outras pessoas no Facebook.

6 – Faça um orçamento

Planejamento é necessário, ainda mais nesta época do ano, quando as despesas não são poucas.

 O ideal é que esse planejamento comece a ser feito com alguns meses de antecedência, mas se não foi possível, coloque no papel quanto você espera gastar com presentes, decorações, comida e viagem. Se você perceber que o orçamento não vai cobrir tudo isso, tente reduzir os gastos.

Vale lembrar que, quando se trata das festas de final de ano, o principal é encontrar os momentos e formas de valorizar e amar seus amigos e familiares. Este é sempre o melhor presente!

*Essas dicas estavam nesse site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA