Simples Assim


Moussaka – Uma delícia da Turquia


As receitas da revista Cláudia Cozinha são fonte de inspiração para mim. Por passarem pelo teste da Cozinha Experimental dá aquela segurança da comida testada e aprovada. E quando reproduzo alguma receita de lá sempre dá certo.

Uma delas é o moussaka ( achei que fosse a) ou mussaká. Uma especialidade típica da culinária da Turquia, embora muita gente ache que veio da Grécia, onde é tida como “prato nacional”. Essa delícia, feita com berinjela e carne moída, é uma ótima para um almoço de domingo, quando você não quer perder tempo na cozinha e fazer várias opções. Enquanto ela esquenta você toma uma cervejinha com os amigos e joga conversa fora.

Agora, um detalhe: não deixe para fazer tudo no dia. Se você puder deixar previamente preparada a carne e o molho bechamel, vai facilitar muito o seu trabalho no dia. Algumas vezes costumo deixá-la já pronta, para não entrar na cozinha, mas o fato de bater os ovos no momento de ir ao forno faz com que ela fique bem mais leve.

Outra dica: não frito as berinjelas. Cozinho, como se cozinha placas de lasanha. Fica bem mais leve e saudável.


(como minha foto, como sempre, não ficou boa, coloquei essa do blog www.kalofagas.ca para vocês sentirem como o moussaka fica realmente)

Moussaka da Cláudia Cozinha de dezembro de 2001

Ingredientes:
1 ½ xícara de queijo parmesão ralado
½ xícara de salsa picada
2 kg de berinjela
750 g de patinho moído duas vezes
5 tomates maduros
1 cebola grande picada
1 pau de canela
Sal e pimenta do reino moída a gosto
Molho Bechamel
5 xícaras de leite integral
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de manteiga
4 ovos
Sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto
Preparo
Pincele com azeite um refratário com 38 x 26,5 cm e polvilhe com farinha der rosca.
Corte as berinjelas no sentido do comprimento em fatias de 1 cm de espessura.
Dica da Bettina Orrico: Após cortá-la, coloque as fatias num escorredor e polvilhe com um pouco de sal. Deixe descansar por 20 minutos. Depois lave e retire o excesso de sal. Esse processo ajuda a tirar o gostinho amargo da berinjela.
Coloque as fatias de berinjela em água fervente com sal para dar uma ligeira fervura, pois ela ainda vai ser levada ao forno.
Bata os tomates no liquidificador, passe na peneire e reserve.
Ponha um pouco de azeite em uma panela e refogue a cebola até murchar. Junte a carne e misture sem fritar.Acrescente sal, pimenta e canela, mexendo bem.
Ponha o tomate batido e a salsa. Mexa e cozinhe em foto alto por 15 minutos.Tire do fogo e reserve.
Molho bechamel:
Numa panela, derreta a manteiga em fogo baixo e acrescente a farinha de trigo. Tire do fogo e misture o leite devagar para não empelotar.
Volte ao fogo, mexendo ligeiramente até engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.Tire do fogo e reserve.
À parte bata os ovos até espumarem e junte-os ao creme batendo um pouco.
Montagem:
Forre o refratário com fatias de berinjela. Por cima ponha 1/3 de carne moída e outra metade da berinjela.Polvilhe o parmesão e distribua mais carne.Termine com a berinjela.Cubra com molho bechamel e o parmesão restante.Leve ao forno em e=temperatura média até começar a dourar.

  1. Greetings! I know this is kinda off topic however , I'd figured I'd ask.
    Would you be interested in trading links or maybe guest writing a blog post or vice-versa?
    My blog goes over a lot of the same topics
    as yours and I believe we could greatly benefit from each
    other. If you're interested feel free to send me an email. I look forward to hearing from you! Excellent blog by the way!

    my webpage; dieta ketogenica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias