Simples Assim


Crumble de Legumes – parece empada, mas não é

 
 Parece,mas não é. Sabe aquela   massa “podre” de empada, que desmancha na boca? Assim é essa massa.E o melhor é o recheio, saudável e gostoso. Tomate, cebola, alho, abobrinha...Tão bom que a gente come sem culpa. Para mim , uma ótima opção para variar a sopa do jantar das segundas feiras. Não sei por que, mas aqui em casa segunda é dia de sopa, assim como sexta é dia de bolo.Apesar de não gostar de fazer tudo igual, sempre faço sopa nas segundas, ou salada, dependendo do clima. Talvez como uma forma de compensar os excessos do fim de semana, que sempre acontecem, principalmente em uma casa, como a minha, onde gostamos de cozinhar. Uma sopinha parece que ameniza o sentimento de “culpa”.
Mas, em uma dessas segundas que quis fazer diferente, me deparei com essa receita da Andrea – que sempre me dá ótimas ideias – e vi que era exatamente o que deveria colocar na mesa naquela noite. Diferente, saboroso e ao mesmo tempo leve, sem o risco de “dor de consciência” após saboreá-lo. É o que é esse crumble.
Apesar do nome complicado e de pronúncia enrolada, ele é Simples Asim de fazer.Uma mistura de farinha de trigo, manteiga e queijo ralado, fica pronto em um instantinho. Geralmente os crumbles são recheados com algo doce e, esse exatamente por ser salgado é que me chamou a atenção.Confesso que foi uma agradável surpresa.
Que tal começar a  semana fazendo algo diferente? Inove com esse crumble que, eu garanto, vai fazer o maior sucesso.
Uma semana “diferente ” para todos nós. Diferente para melhor. Quando a gente usa e abusa da criatividade, muita coisa boa surge a partir daí. Tente, invente, faça diferente, como sempre diz meu marido.
Uma semana criativa para todos nós!


Crumble de Legumes

Ingredientes do recheio

  • 2 cebolas grandes em fatias finas
  • 2 tomates sem sementes em cubinhos
  • 2 abobrinhas em cubos
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite1 berinjela ( essa foi por minha conta)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ingredientes da cobertura
  • 100 g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 50 g de manteiga gelada e em cubinhos
  • 1 pitada de noz moscada ralada
  • 50 g de queijo parmesão ralado
Como fazer:
  • Refogue as cebolas em fatias e o alho no azeite até começarem a dourar, acrescente abobrinha , a berinjela e o tomate e cozinhe até a abobrinha ficar macia. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  • Para a cobertura misture a farinha com o sal e a noz moscada e com as pontas dos dedos acrescente a manteiga até que vire uma farofa. Ou utilize um processador.
  • Misture com o queijo parmesão e reserve.
  • Coloque os legumes em um refratário e cubra com a massa.
  • Leve ao forno médio pré-aquecido até que a cobertura fique dourada a gosto. Sirva quente.

 

  1. Oi Lylia!
    Nossa! Esse crumble por ser salgado tbém me chamou (e muito!) a atenção.
    Fiquei curiosa para testar, ainda mais sabendo que podemos comer sem culpa. Aqui em casa tbém jantamos sopas, mas não somente nas segundas, mas quase em toda noite. Acho uma refeição leve e nutritiva. Como vc falou, tudo depende da temperatura mesmo, e as saladas tbém fazem parte da minha janta. Temos várias coisas em comum! E tudo muito apetitoso! rsrs
    Adorei essa receita e já levei comigo!
    Obrigada por compartilhar!

    Bjs

  2. Lylia querida, primeiramente obrigada pela receita que publiquei hoje. Fico feliz que vc gostou e aprovou. Queria agradecer pelo carinho e comentários lá no meu cantinho hoje e na minha ausência. Obrigada viu? Quanto a essa receita, a Andréa sempre tem uma receita curiosa e com resultados excelentes né? Gostei muito dessa crumble, ainda mais se tratando de legumes que adoro. Aprovadíssima. Beijinhos, ótima semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias