Simples Assim


Na foto acima, eu e a Dani, que me deu deliciosos Brownie, na foto maior o bolo de nozes e chocolate que dei para a minha amiga secreta, Carol, a mesa com os bolos, o bolo que fiz para nosso café e o outro bolo, esse não sei de que é, pois não foi fotografado por mim.
Essas minhas amigas harmoniosas são mesmo muito exageradas. Imagina que no dia da nossa confraternização de Natal , além da brincadeira do amigo secreto, de todas as comidas gostosas que cada uma levou ainda” inventamos” uma brincadeira.:cada uma deveria preparar – nada de comprar- um bolo para dar para sua amiga secreta. Não é demais ? Como vocês podem ver, não temos medo de engordar…
Foi então um festival de bolos. Cada um melhor que o outro, pois além do capricho habitual de cada uma, tinha muito amor e carinho na receita. Aí não tem erro, tudo simples assim e delicioso.
Teremos então uma infinidade de receitas para experimentarmos. Hoje trago a primeira. Um bolo típico do Natal, Bolo de Frutas Secas, que fui buscar lá no Caldeirão da Bruxa. Como tudo que minha amiga Sandra coloca lá, é delicioso, com todos aqueles ingredientes indispensáveis nesse tipo de bolo: passas, castanhas, nozes.... Bom demais. Vale muito a pena fazer. Ah! Com esse, o Simples Assim completa a marca dos 68 bolos.Quero chegar logo, logo aos 100 , como minha amiga Angela , que alcançou os 100 pães! Parabéns, Angela! Seus pães realmente são maravilhosos.
E os seus preparativos de Natal? Como estão? Não esqueça do principal: muito amor no coração para celebrar essa festa como ela  merece.

Um fim de semana de muita harmonia para cada um de nós.

Bolo de frutas secas, igual a esta receita

Ingredientes
Para o bolo:

  • 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
  • 4 ovos (claras e gemas separadas)
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó – para bolos
  • 2 xícaras (chá) de frutas secas diversas  picadas ( usei , uvas passas ,nozes , castanha do Pará, castanha de caju, ameixa)
cobertura
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres (sopa) de suco de limão (ou mais se necessário)
 Como fazer:
bolo
  • Pré aqueça o forno a 220 graus. Bata as claras em neve e reserve.
  • Usando uma batedeira elétrica, bata a manteiga com o açúcar mascavo até obter um creme fofo.
  • Adicione as gemas uma a uma.
  • Adicione aos poucos o leite condensado intervalando com a farinha e o fermento (um pouco de um, um pouco do outro até terminar).
  • ( Eu ainda acrescente 1/4 de xícara de vinho moscatel, pois gosto desse gostinho de alcool nos bolos natalinos)
  • Desligue a adicione as frutas secas passadas em um pouco de farinha de trigo.
  • Adicione as claras em neve mexendo delicadamente com movimentos de baixo para cima até homogeneizar a massa.
  • Despeje na fôrma untada e enfarinhada até espetar um palito no meio do bolo e esse sair seco. Espere amornar para desenformar.
Cobertura
  • Misture o açúcar com o suco de limão dissolvendo até formar uma pasta. Quanto mais espesso mais ficará sólido e seco na superfície do bolo, portanto pode ser necessário acrescentar mais açúcar ou mais suco de limão nessas proporções.
  • Despeje sobre a superfície do bolo, deixando escorrer pelas laterais. Se gostar, enfeite com algumas nozes ou outras frutas secas.
Outros Bolos Simples Assim para você fazer nesse Natal:

  1. Bom dia Lylia ja estava com saudades , que maravilha de encontro e quantas delicias fiquei com vontade de experimentar tudo, vou levar a receita do bolo quero fazer deve ser divino. Está tudo bem sim só estou tirando umas férias kkk logo volto , muito obrigada pela preocupação e pelo carinho, bom final de semana para você e sua família. Beijos

  2. Boa tarde e um lindo sábado pra vc!

    Vim deixar meu abraço pelo ano todo que você
    esteve comigo, desejo que me 2014 nossa amizade
    permaneça sempre com muito amor e nossos sonhos
    e realizações venha com grande vitória, mais uma vez
    agradeço por tudo que ganhei nesse Blog , volto em janeiro
    Boas festas e um ano cheio de muita paz e luz!!!

    Rita!

    Ϡ₡ღ¸✿-:¦:-•´¯` ✻.¸¸.ღ♡ღ .¸¸.✻´´¯`•-:¦:Ϡ₡ღ¸✿-:¦:-•´¯` ✻

  3. Quantos bolos lindos e deliciosos, esse é o amigo secreto dos meus sonhos Lylia! Ah como eu queria participar rsrsrs….
    Tô levando a receita desse bolo de frutas secas, só pode tá uma delicia!!!
    Bom final de semana amiga!
    bjus!

  4. Olá, Lylia,

    As suas reuniões são sempre bacanérrimas! rsrs. Quantos bolos lindos e deliciosos, ainda não fiz um bolo de frutas secas com leite condensado, mas tenho certeza de que fica supimpa, rsrs.

    Beijo e bom finzinho de semana

  5. Queridos Susy, Lia, Janaína, Vânia, Luci, Lua, Oslaine, Carla, Josy, Andrea, Angela, Cristiane, Cristina, Rita, Chris, Yves, Marly, Cissa, Leia, Raquel, Cláudia e Leili
    Que bom que gostaram do bolinho simples assim. A presença de vocês me deixa muito feliz.
    Bj e´ótima semana para cada uma de vocês,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias