Simples Assim


Bolo tradicional de cenoura – Atendendo a pedidos

 bolo tradicional de cenoura jpg
Bolo de cenoura. Aquele feito no liquidificador com cenouras, ovos, óleo , açúcar e farinha. Quem não conhece ou não fez ? Difícil,não? É daqueles bolos tradicionais que, certamente, já esteve na mesa de muitos brasileiros. Os americanos também gostam muito do Carrot Cake, uma versão um pouco diferente da nossa: a cenoura não é totalmente triturada , além do acréscimo de nozes, canela e com cobertura de cream cheese. Uma delícia! Tão bom que já fiz várias vezes e já esteve aqui no Simples Assim.
Com isso esqueci de trazer aqui o nosso tradicional bolo de cenoura para cá, apesar de fazê-lo algumas vezes. Até que um dia uma das harmoniosas apaixonadas por bolo, a Carol, me instigou:
” Lylia, é uma vergonha o Simples Assim não ter a receita do bolo de cenoura tradicional.”
Foi então que me dei conta que ainda não o tinha trazido p’rá cá. Desde aí me propus a colocar “o” bolo de cenoura em sua homenagem.
Quando anunciei que iria fazê-lo, logo as harmoniosas também se inspiraram e várias delas , além de fazerem seus bolos e colocaram fotos no nosso whatsApp, mandaram suas receitas.
Como você pode perceber, nossa turma é uma animação só, não?
Apesar de ter uma receita que sempre fazia, fiz uma extensa pesquisa para colocar um bolo tradicional de cenoura, mas com algo mais. Não foi fácil, pois são muitas as receitas espalhadas na nossa blogosfera, cadernos e revistas de culinária. Sem falar nas inúmeras sugestões das harmoniosas.
A Carol foi logo falando:
“Eu só acredito em receita de bolo de cenoura em que a quantidade do legume é exata, ou seja, determinada em gramas, do contrário, nem perco tempo. A chance de dar errado é bem grande. Por isso nem arrisco. Já cansei de fazer/comer bolo de cenoura pesado/embatumado”, ela disse já enviando a receita “certeira” que sempre fazia.
Mas eu, por outro lado, como sempre opto pela praticidade, não sou muito de receitas com gramas então não aceitei sua sugestão.
Depois de uma exaustiva pesquisa vi que as receitas eram praticamente todas iguais, mudava uma coisinha aqui , outra ali, mas na essência, era a mesma coisa.

Até que me deparei com  um blogueiro, o Leandro, dizendo que  tinha uma verdadeira adoração por bolo de cenoura e o que o da sua mãe era o mais gostoso:

“É o bolo mais gostoso do mundo porque é amarelíssimo e fofinho, conseguindo manter a decência de não ser muito doce, mesmo tendo uma cobertura de chocolate por cima” ,  escreveu.
Pronto, me convenceu. Quem sou eu para competir com “bolo de mãe”? Principalmente por ele afirmar que  tinha aprendido a fazer “igualzinho ao da mãe sem tirar nem por”.
Esse foi o escolhido e posso dizer: ficou bom demais, do jeitinho que ele descreveu: fofinho, amarelinho e não muito doce.
Só não fiz a cobertura igual a dele, pois queria algo mais doce, fiz então um brigadeiro mole e coloquei por cima. Perfeito.
Aí está, Ana Carol, finalmente o Simples Assim tem a honra de apresentar um bolo de cenoura tradicional.
Espero que vocês gostem o tanto quanto eu gostei.
Que nosso fim de semana seja tão perfeito quanto esse bolo.

Bolo tradicional de cenoura – receita daqui

Bater no liquidificador:
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 3 cenouras sem pele picadas.

Nota do Leandro: Quanto mais você bater, mais a cenoura vai se diluir, e ele ficará mais e mais amarelinho. Batendo um pouco menos, você terá aquela massa com pequeninos pedaços de cenoura.
Bati, então, 5 minutos de liquidificador, conforme ele sugeriu.

Coloque a mistura em uma tigela e acrescente:
  •  2 xícaras (chá) de açúcar peneiradas
  •  3 xícaras (chá) de farinha de trigo.

Segundo ele, esse é o pulo do gato .
Por fim, adicione 1 colher de sopa de fermento em pó químico,  misturando levemente
Leve ao forno em uma forma alta, por 35 minutos.

Cubra com o seguinte brigadeiro mole:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 colheres ( sopa) de achocolatado
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Misture tudo e leve ao fogo até ficar cremoso, mas não deixe aparecer o fundo da panela senão vai ficar uma cobertura dura. A minha eu deixei passar um pouquinho e não ficou molinha como eu queria.
Depois de frio cubra o bolo.

  1. Agora eu botei fé no Simples Assim!!! ahahahahahahahahahaha
    Sempre pensei comigo: como assim não ter um Bolo de cenoura tradicional no blog da Lylia? Sendo que existem mais de 100 receitas diferentes só de bolos!!!
    Eu, como uma apaixonada por bolo de cenoura, não pude deixar essa injustiça continuar. Fiz uma reclamação e ele logo apareceu por aqui.
    O Simples Assim merecia um exemplar do meu bolo favorito!!!
    Parabéns, Lylia, adorei o post.
    Beijos

  2. Olá Lylia: adorei a cor deste bolo de cenoura. Não conhecia o tradicional brasileiro ( só o americano com nozes) e gostei imenso. Ainda bem que o partilhou,pois assim vou poder experimentá-lo qualquer dia. O contraste da cobertura com a cor vibrante do bolo, resultou em pleno.
    Bjn
    Márcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias