Simples Assim

Terça das dicas – 7 maneiras de limpar o forno sem stress

Terça das dicas - 7 maneiras de limpar o forno sem stress

Hoje a “Terça das dicas” vai falar sobre limpeza do forno.Quem já não quebrou a cabeça tentando tirar aquelas sujeiras que insistem em não sair? Quando li essas dicas, achei tão interessantes que logo pensei em trazer para você. Ah! Não se esqueça de usar luvas quando for fazer essa limpeza, pois geralmente os produtos são muito fortes.

1 – Use papel manteiga ou folhas de alumínio

papel-manteiga

A primeira providência para manter um forno limpo é tomar precauções para evitar sujá-lo. Por exemplo: ponha panelas sobre papel-manteiga enquanto assa para evitar que molhos derramem sobre a base do forno. Pode também colocar uma bandeja envolta em folha de alumínio na base do forno, de forma que tudo o que passe do papel manteiga caia na bandeja e não tenha que ser raspado depois.Aproveite enquanto está quente .

2 – Use sal

Use sal

Na próxima vez em que você notar respingos no seu forno, não fique apenas olhando e resmungando que vai ter que limpar mais tarde: espalhe um pouco de sal na mancha ainda líquida. Quando o forno esfriar, você poderá esfregá-la com um pano, e ela sairá inteira. A propósito, esse truque funciona bem também para a superfície do fogão.

3 – Deixe que o vapor faça o trabalho sujo

Antes que você arregace as mangas e comece a esfregar aquelas manchas teimosas, coloque uma tigela refratária cheia de água no forno, e ligue-o em temperatura alta por 30 minutos. O vapor irá amolecer as manchas de sujeira e gordura, facilitando muito a sua remoção.

4 – Água mineral com gás

Grande aliada da limpeza do forno. Como funciona? Espalhe uma camada generosa de água mineral gaseificada sobre as manchas na base do forno e cubra tudo com um pano úmido por algumas horas. Depois, use o aspirador de pó para aspirar a água (esvaziando-o imediatamente) e lave bem a área com um pano molhado.

5- Raspador de vidro

Em vez de escovar e esfregar as manchas difíceis na base e na porta do forno, use um raspador de vidros juntamente com um pouco de água para raspar, delicadamente, as manchas que você pensava que jamais iriam sair. Você pode encontrar um raspador de vidro em qualquer  loja de materiais de construção, vidraçarias, etc.

6 – Grelhas e bandejas

A maneira mais fácil e rápida de lidar com esses acessórios é colocá-los na lavadora de louça e deixar que ela dê conta das manchas difíceis com o enxágue quente. Se você não tem uma, simplesmente ponha tudo de molho em vinagre por uma noite e lave-as em seguida.Para finalizar, perfume seu forno com limão!

7 – Use limão

Se o seu forno tem cheiro ruim mesmo depois de ser limpo, está na hora de refrescá-lo. Esprema o suco de dois limões e coloque-o numa tigela refratária. Acrescente um pouco de água. Coloque na vasilha os bagaços dos limões também e leve tudo ao forno em calor médio por 20 minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias