Simples Assim


6 termos da culinária francesa – Terça das dicas

Esses 6 Termos da Culinária Francesa vão nos ajudar a  ” desvendar” algumas receitas francesas.

Não sei você, mas quando leio uma receita e vejo um termo que não conheço já vou logo procurar seu significado. Esse, para mim, também é um dos prazeres da culinária, pesquisar termos e expressões usados pelo mundo afora.

Até para escolher um prato no cardápio a gente se enrola, se não souber o que significa. Por exemplo: se tem Confit de pato ou Peixe à la Meunière e você não faz ideia do que é, vai perder uma chance de experimentar essas delícias.

Pensando nisso trouxe 6 termos culinários franceses muito usados nas receitas brasileira, como  bouquet garni, para nos ajudar nos momentos de aperto.

6 termos da culinária francesa *

1 – À la provençale :

São pratos preparados à moda da Provence, região localizada no sul da França, feitos à  à base de azeite , alho e ervas aromáticas.

2-A la meunière :

É uma forma de preparo de peixes, cozidos na manteiga após serem polvilhados com farinha de trigo. Leva, ainda,  alcaparra, cogumelo-de-paris fatiado e camarões.

3 – Au gratin :

É o nosso gratinado, um prato com cobertura polvilhada de queijo ralado, que vai ao forno até ficar com uma crostinha crocante.

4 –  Béchamel :

É um molho branco feito om farinha de trigo, manteiga e leite. Acompanha peixes, carnes e legumes e é base de muitos outros molhos, sopas, cremes, recheios e suflês.

5 – Bouquet garni : 

São várias ervas unidas por um barbante e colocadas no preparo de alguns alimentos, como cozido de carne.

6 – Confit :

É uma antiga técnica francesa de conservação, quando não havia geladeira,  que consiste em cozinhar e guardar carnes em sua própria gordura.  Esse preparo concentra o sabor e dá maciez à carne.

*informações obtidas nesse site

  1. Olá, querida Lylia!
    Muito boa sua postagem, grandes aprendizado.
    Essa técnica do Confit até hoje em muitas fazendas ainda usam colocar a carne em latas, eu já comi muito, a carne
    fica ainda mais macia e saborosa.

    Beijinhos, ótima semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA