Simples Assim


Tarte tatin – Vale a pena fazer de novo

tarte tatin jpg

Tarte Tatin. Aquela sobremesa francesa que, segundo a lenda, teria surgido  de um erro culinário. Ficou tão gostosa que até hoje é apreciada no mundo inteiro.

A Tarte tatin que trago hoje foi a sobremesa de um almoço muito especial com as Amigas em Harmonia. Ela foi feita pela Núbia e servida após uma deliciosa Lagosta à Thermidor.

Ela é tão gostosa e tão simples de preparar que  ” Vale a pena fazer de novo”. Se você ainda não fez , não sabe o que está perdendo.  Experimente hoje mesmo e deixe sua quinta ainda mais gostosa.

Se você está curiosa sobre a lenda que cerca a Tarte Tatin não deixe de ler essa matéria.

Tarte Tatin – receita da Rita Lobo

tarte tatin jpg

Massa:
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 a 3 colheres (sopa) de água gelada
Como fazer:

1. Corte a manteiga em cubinhos de cerca de 1 cm. Se não for usar imediatamente, volte à geladeira. É importante que eles estejam gelados para que o resultado seja uma massa crocante.2. Numa tigela, coloque a farinha, o açúcar, o sal e misture bem.

3. Junte os cubos de manteiga e misture com as mãos, rapidamente, sem desmanchar completamente a manteiga.

4. Adicione uma colherada de água gelada por vez, conforme a necessidade, e misture apenas até conseguir formar uma bola. (Evite trabalhar demais a massa, pois ela acaba ficando menos crocante. O segredo é deixar pontinhos de manteiga aparentes, sem serem incorporados à farinha).

5. Faça uma bola e embrulhe a massa com filme. Leve à geladeira por 2 a 24 horas, o que for melhor para você.

Para o recheio:
  • 6 maçãs-verdes
  • 1/2 limão
  • 120 g de manteiga
  • 1 1/4 xícara (chá) de açúcar
  • canela em pó a gosto
Como fazer:

1. Com uma faquinha afiada, descasque as maçãs e retire as sementes. Corte a maçã (na vertical) em partes e regue com o suco de ½ limão.

2. Numa panela, coloque o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio. Deixe a mistura escurecer um pouco. Em seguida, baixe o fogo e coloque as maçãs.

3. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que as maçãs sejam facilmente perfuradas com a ponta de uma faca. Desligue o fogo.

4. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

5. Numa fôrma redonda antiaderente, distribua as maçãs sem deixar folgas, formando uma escama. Regue com o restante da calda que ficou na panela. Polvilhe um pouco de canela em pó.

6. Retire a massa da geladeira. Com um rolo de macarrão, abra a massa numa superfície enfarinhada, até ficar um pouco maior que a fôrma. Coloque a fôrma sobre a massa para medir e aproveite para cortar os excessos de massa com uma faquinha, deixando um margem de pelo menos 1 cm.

7. Com cuidado, dobre a massa na metade duas vezes (formando ¼ de disco). Coloque a massa sobre as maçãs, num canto da fôrma, e desdobre cobrindo toda a superfície.

8. Com a ajuda de um garfo, force as bordas da massa para baixo (lembre-se de que a torta será virada depois de assada).

9. Leve a torta ao forno preaquecido e deixe assar por 50 minutos ou até que a massa fique dourada.

10. Retire a torta do forno e deixe esfriar um pouco.

11. Para desenformar a torta, coloque um prato sobre a fôrma, segure bem e vire de uma vez. Se a torta não desenformar de imediato, dê alguns soquinhos na fôrma. Não deixe a torta esfriar muito, pois você corre o risco de ela ficar grudada na fôrma. Neste caso, e só em último caso, aqueça um pouquinho a torta em fogo baixo e repita a operação. Sirva a seguir.

Sirva com creme chantilly

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias