Simples Assim


O melhor bolo de laranja do mundo

bolo de laranja jpg
Bolo (Bundt) clássico de laranja. Tão bom que não tive dúvidas de chamá-lo de “O melhor bolo de laranja do mundo”.

Bolo de laranja é um dos meus preferidos. Sempre estou experimentando algum. Aqui no blog tem mais de  10 receitas ! De liquidificador, com chocolate, com whisky

Mas quando vi esse na cozinha do Richie – referência para mim em se tratando de bolos e tortas – tive que experimentar.

Sabe aquele bolo amanteigado, bem fofinho, perfumado e ” encharcado” com o sabor de laranja? Pois é esse.

Depois de assado ele leva uma calda de laranja  e por cima ainda vai um glacê branco com laranja. Por isso que digo que ele é “encharcado” de laranja. Daí ser o melhor bolo de laranja para mim. E, aposto que quando você experimentar vai dizer o mesmo.

Pelo menos aqui em casa foi unanimidade.

Aproveito para fazer uma “ode” ao Richie pelas maravilhosas doçuras que partilha conosco. Desde que descobri seu blog meus bolos nunca mais foram os mesmo. Ficaram bem melhores.

Muito obrigada , Richie! Saiba que você torna minha vida mais doce.

O melhor bolo de laranja do mundo ou Bolo {Bundt} Clássico de Laranja – receita do Richie

Ingredientes para o bolo:
  • 200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
  • 1 e 3/4 xícaras de açúcar;
  • Raspas da casca de 2 laranjas;
  • 4 ovos;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 colheres de chá de fermento em pó;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 3/4 de xícara de leite;
  • 1/4 de xícara de suco de laranja.
Ingredientes para a calda:
  • 1/2 xícara de suco de laranja;
  • 1/2 xícara de açúcar.
Ingredientes para o glacé:
  • 1 xícara de açúcar impalpável ou de confeiteiro;
  • 3 ou 4 colheres de sopa de suco de laranja.
Prepare o bolo:
  • Unte uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro por 8cm de altura [capacidade para 10 xícaras] com manteiga.
  • Polvilhe farinha, bata para espalhar bem e descarte o excesso. Reserve.
  • Preaqueça o forno a 170 graus.
  • Na batedeira [se a sua for planetária use o garfo tipo raquete] em velocidade médio-alta bata a manteiga , o açúcar e as raspas de laranja por uns 4 minutos, até formar um creme claro, fofo e leve.
  • Junte os ovos, um a um, batendo após cada adição.
  • Em uma tigelinha misture a farinha com o sal e o fermento. Reserve.
  • Em outra tigelinha misture o leite com a baunilha e o suco de laranja. Reserve.
  • Com a batedeira em velocidade média junte a mistura de farinha em três adições, alternadas com o leite em duas partes.
  • Passe a massa para a fôrma preparada e nivele a superfície com uma espátula.
  • Asse por 55 a 60 minutos, ou até que enfiando um palito de madeira no centro do bolo, ele saia limpo.
  • Retire do forno e deixe esfriar dentro da fôrma por 15 minutos.
    Enquanto o bolo assa, prepare a calda:
  • Em uma panelinha junte o suco e o açúcar e leve ao fogo, mexendo de vez em quando até o açúcar se dissolver completamente.
  • Quando começar a ferver abaixe o fogo [para a calda não esparramar] e cozinhe sem mexer por 3 minutos. Apague o fogo e reserve.
Enquanto o bolo assa prepare também o glacé:
  • Em uma tigelinha coloque o açúcar e vá juntando o suco de laranja, às colheradas, misturando bem com um fouet, até conseguir um creme espesso e brilhante. Reserve.
Montagem:
  • Desenforme o bolo sobre uma gradinha.

bolo de laranja jpg

  • Pincele todo o bolo, ainda quente, com a calda de laranja. Pincele várias vezes, para o bolo absorver bem a calda. Reserve por uns 10 minutinhos.

bolo de laranja

 

  • Espalhe o glacé sobre o bolo, deixando escorrer naturalmente. Deixe descansar para que o glacé seque.

bolo de laranja

  • Transfira o bolo com cuidado para o prato de servir.
Gostou? Se você fizer e gostar conta prá mim. É só colocar no instagram com a hashtag #blogsosimplesassim  ou me marca, @blog_simples_assim. Eu vou ficar muito feliz em ver que você gostou.

  1. Aqui em casa amamos bolo! Já experimentei várias receitas de bolo de laranja mas nenhuma ficou tão boa quanto essa, foi unânime! O bolo ficou perfeito, “simples assim”!!! ☺️

    Parabéns Lilian, seu blog é muito bom!

  2. O Lylia, tudo bem?!
    Que bolo lindo! Amei a receita! Apesar de não ser uma expert tenho certeza que vai agradar e muito!
    Uma dúvida: existe um tipo mais indicado de laranja para usar?
    Desculpe a “ignorância”, mas como não conheço muito bem, melhor perguntar antes de perceber que não deu muito certo rs.
    Obrigada e sucesso!

  3. O bolo realmente ficou muito bom, mas acho q se feito com um tipo específico de laranja só o suco msm invés das raspas e leite, o sabor ficaria mais acentuado, e o glacê se feitos com claras ficaria melhor.

  4. Olá. Fiz este bolo 3 vezes. E realmente um dos melhores bolos de laranja do mundo.
    Curioso que, a primeira vez, fiz meia receita e a temperatura da manteiga não tava ambiente. O resultado, claro, não foi bom. Mas o bolo é tão bom que, mesmo tendo errado na execução, tava tão delicioso, que resolvi repetir, com a receita e execução corretas.
    É maravilhoso. Obrigada por compartilhar.
    Se quisesse trocar a fruta por limão… Mudaria muito, além da quantidade de suco?

  5. Olá..quero agradecer por você disponibilizar a receita do melhor bolo de laranja que já fiz e comi!! Fiz a receita, pois uma cliente havia me encomendado e quando fui entregar ela disse que estava de regime. Resolvi cortá-lo em pedaços e dei para colegas para degustarem. Foi um sucesso e depois a cliente pediu para que eu vendesse o restante do bolo. Enfim, o bolo ficou maravilhoso, difícil de se contentar só com uma fatia. um abraço!

  6. Boa tarde Lylia! Não estou aqui para falar sobre o bolo, (apesar de deixar claro q ainda vou fazê-lo, pois os comentários me convenceram a isso).
    Me desculpa, não sei como prefere que me refira a sua pessoa, vc ou sra… enfim, só quero fazer uma observação: acabei de te conhecer agora, e fiquei encantada com a sua educação em responder a todos, com a sua gratidão aos comentários, quero te parabenizar não só pelo (Simples Assim), mas por ser essa pessoa tão doce, tão atenciosa, tão amável… O mundo precisa de mais pessoas assim como vc. Obrigada!

  7. Bom dia Lylia. Já estamos em 2020 e sua receita de 2017 ainda fascinando pessoas por aí. Como a colega de cima falou, pra mim, além da receita maravilhosa, me encantei com a sua interação com as pessoas que comentam no seu site, isso é tão importante pra nós e pra você também como percebi. Parabéns infinito pra você. Um excelente 2020 para todos que já passaram, ou ainda irão dar uma paradinha por aqui. Quanto a receita, assim que eu levantar (são 06:30 da manhã de férias ainda) vou ver se tenho todos os ingredientes e executar essa maravilha. Bjs! Engraçado, essa página é tão especial, que sinto o cheiro e gosto do bolo por aqui no meu pensamento.

  8. Oi, Lylia!! Quero te parabenizar pelas suas receitas, além de deliciosas, são muito bem explicadas ( sobretudo para quem não tem muita prática como eu…rsrsrs ), mas o que chamou mesmo minha atenção é realmente sua gentileza e dedicação em responder com tanta educação e carinho a todos os comentários! Como alguns já citaram acima, pessoas como vc fazem a diferença e nos ajudam a ter esperança de um mundo melhor, sobretudo depois deste momento “diferente ” para a humanidade! Bjos no coração!

  9. Lylia, Este bolo é tão delicioso e fofinho que fiz para dar as boas vindas ao Ano Novo e quem provou repetiu.. Quando procuro um bolo venho logo no simples assim aqui é sucesso certeiro.
    Parabéns ! E Feliz 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA