Simples Assim


8 passos para descongelar carne – Terça das dicas

Quando li esses 8 passos para descongelar carne lembrei logo de um amigo que pediu à minha filha, Lívia, para me perguntar sobre o assunto.

Geralmente quando alguém quer saber algo sobre culinária lembro sempre de nossas  ” Terças da dicas” e aproveito para partilhar a informação com você.

Afinal ao descongelar uma peça de carne é preciso observar alguns cuidados , caso contrário você pode risco de você por a perder a receita.

Se você tiver alguma carne no freezer fique de olho nessas dicas para fazer , sem erro, o Picadinho brasileiro, ou Maminha à moda Simples Assim ou uma das outras tantas deliciosas sugestões do Simples Assim.

8 passos para descongelar carne *

1 – Por quanto tempo a carne pode ficar no congelador?

Cada tipo de carne tem um tempo diferente de validade congelada. As carnes cortadas em pedaços têm prazo médio de validade de 8 meses, as carnes assadas ou cortadas em bifes crus têm prazo médio de validade de até 6 meses congeladas, e a carne moída tem prazo médio de validade de até 3 meses.

2- Qual a melhor maneira de descongelar uma peça de carne?

“Como regra básica, deveríamos tirar do freezer e passar para o refrigerador a carne que pretendemos utilizar com 24 horas de antecedência”, diz Marcelo Shimbo, da Prime Cater, empresa frigorífica especializada em cortes especiais

3 –  Posso descongelar no micro-ondas?

O problema de usar o micro-ondas para descongelar a carne é que, se as peças forem muito grossas, há o risco de elas acabarem cozidas por fora e ainda cruas (e congeladas) do lado de dentro.

4 –  Por que a gente não deve recongelar carne que já foi descongelada?

O processo de descongelar e recongelar irá fazer com que a carne perca muito líquido e, consequentemente, suculência e sabor. Além disso, dependendo do tipo de embalagem e da temperatura que a carne atingiu após o descongelamento, pode-se aumentar o risco de contaminação do produto. Na dúvida, melhor descartar.

5 – Como a gente sabe que a carne congelada ainda está própria para uso?

No caso de pequenas oscilações de temperatura (quando, por exemplo, acaba a energia elétrica), a carne dificilmente descongela totalmente a ponto de comprometer o consumo – afinal, como explica Fernanda Suzumura, o freezer é capaz de manter sua temperatura após algumas horas desligado (como no caso de uma queda de luz).

“Mas, após descongelar essa carne, o consumidor poderá abrir a embalagem e após 3 a 5 minutos em contato com oxigênio, avaliar se a carne está com alguma alteração na coloração ou odor”, explica Marcelo.

6 –  Tem problema descongelar colocando a peça dentro de uma tigela com água quente?

Colocar na água é um processo que acelera bastante o descongelamento das carnes, mas com isso se perdem muitas vitaminas do alimento e, na grande maioria das vezes, também o sabor, pois a comida fica com um aspecto feio.  A dica é do Bruno Rabinovici, do açougue paulistano The Butcher.

 7 – Precisa descongelar a carne totalmente para colocar na panela ou chapa?

O ideal é descongelar completamente a carne, pois a superfície da peça pode estar cozida, mas o interior pode estar ainda cru e, muitas vezes, frio. Além disso, carne muito fria colocada na chapa irá esfriar a temperatura da chapa e retardar o processo de cocção. Se for um grelhado, isso irá “cozinhar” a carne em vez de grelhar.

8 – Quais os cortes que congelam melhor? E quais não são bons para congelar?

“Todos os tipos de carne podem ser congelados, com exceção dos miúdos e das vísceras, que estragam com mais facilidade”, diz Bruno.

Caso as vísceras não sejam consumidas de imediato, elas devem ser fervidas e mantidas em refrigeração por um período de, no máximo, dois dias.

*informações colhidas nesse site

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

Como é fácil tornar a vida mais doce

Joyce Galvão

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias