Simples Assim


8 dicas para fazer um pão sem glúten perfeito

A postagem de hoje, 8 dicas para fazer um pão sem glúten perfeito, veio atender a muitos pedidos.

Afinal, fazer pão sem glúten tem lá seus segredos. Não é à toa que algumas pessoas experimentam algumas das receitas de pão sem glúten aqui do Simples Assim –  como o Pão sem glúten fofinho, com biomassa de banana ou de mandioca – e me falam que não deu certo, que a massa solou, etc.

Confesso até que comigo aconteceu algumas vezes, mas não com os pães que partilho com você.

Ao ver essas dicas, lembrei logo de trazer para cá, pois tenho certeza que vai lhe vai ajudar a fazer um pão sem glúten bem gostoso.

Espero que goste!

Uma quinta brilhante para todo nós!

8 dicas para um pão sem glúten perfeito*

1 – Trabalhe com ingredientes em temperatura ambiente

O fermento adora um ambiente quente e o pão irá crescer mais rápido e completamente quando os ingredientes estão em temperatura ambiente ao invés de frios.

Farinhas sem glúten geralmente são guardadas na geladeira ou congelador. Usar ingredientes frios diminuirá significantemente a habilidade do fermento de fazer o pão crescer. Uma maneira conveniente de deixar a farinha fria em temperatura ambiente é medir a farinha da sua receita e colocar em uma tigela na noite anterior. Para ingredientes perecíveis como ovos e leite, coloque na pia cerca de 2 horas antes de preparar sua receita.

2 – Use farinhas sem glúten que sejam ricas em proteína

Assim como os pães feitos com trigo, grande quantidade de proteína ajuda a dar estrutura e sabor ao pão. Sorgo, milhete, amaranto, teff, aveia sem glúten e trigo sarraceno contêm mais proteínas que farinha de arroz.

3 – Meça as farinhas e amidos sem glúten da forma certa

Isso pode parecer trivial, mas há uma forma certa e uma forma errada de medir farinhas. A forma que você mede suas farinhas e amidos sem glúten pode afetar os resultados, para melhor ou pior.

4 – Procure receitas de pão que peçam ovos

Ovos são fermentos naturais (ajudam a fermentar e dar volume ao pão). Eles também adicionam umidade, sabor e proteínas em receitas de pão sem glúten.

5 – Substitua água por água com gás ou cerveja sem glúten

Líquidos carbonados contêm bolhas de dióxido de carbono que promovem volume em pães. Cerveja sem glúten tem o benefício adicional de adicionar sabor a receitas de pão.

6 – Adicione 1 colher de sopa de maionese

Isso realmente funciona, adicionando umidade a receitas de pão sem glúten.

7 – Use azeite de oliva

O azeite de oliva é um óleo saudável que adiciona um sabor delicioso a pães. Outro benefício de usar o azeite de oliva em pães é que ele adiciona umidade, uma textura suave e aumenta a durabilidade do seu pão sem glúten..

8 -Adicione 1/8 de colher de chá de vitamina C em pó aos ingredientes secos

O fermento adora ambientes ácidos, que promovem mais volume no seu pão. O ácido ascórbico também age como um conservante natural, aumentando a durabilidade do seu pão. A maioria das lojas de alimentos saudáveis vende ácido ascórbico em pó.

*Dicas do site Mundo Boa Forma

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA