Simples Assim

Fricassê de Berinjela – Segunda sem carne

E não é que na semana passada não comi carne vermelha em nenhum dia? Não foi de propósito mas estava com várias receitas para testar e, coincidentemente, a maioria era com vegetais. Quem gostou foi minha filha, que adora quando faço essas comidinhas mais naturais.

O melhor é que nem senti falta, todas eram tão saborosas que nem lembrei da carne…E, hoje, mais uma vez aderindo ao Segunda sem Carne trago um dos experimentos da semana passada. Fricassê de Berinjelas.
Quando li no blog da querida Léia, já separei para fazer e, no dia seguinte ele já estava na nossa mesa. Tão gostoso que já entrou para o rol das comidinhas preferidas aqui de casa.Além de ser simples assim de fazer. Pena que não o fotografei  partido, para vocês terem uma ideia da cremosidade. Mas , no Cucchiaio Pieno tem fotos lindas.
Uma excelente opção para iniciar a semana sem carne.
Obrigada, Léia, por mais uma delícia que você compartilha conosco.
Que nossa semana seja tão saborosa como esse Fricassê.

 

Fricassê Vegetariano de Berinjela

Ingredientes:
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de milho verde
  • 1 copo de requeijão cremoso (usei light )
  • 100 g de azeitona sem caroço
  • 2 berinjelas grelhadas
  • 200 g de mussarela fatiada
  • 100 g de batata palha
  • 1 xícara de água
  • 1 pitada de sal
Modo de Preparo:
  • Corte as berinjelas grelhadas em tiras finas e reserve.
  • Bata no liquidificador o milho, o requeijão, o creme de leite e a água. Refogue o creme do liquidificador com as tirinhas de berinjela, as azeitonas e o sal até ficar com uma textura espessa.
  • Coloque o refogado numa assadeira, cubra com mussarela e espalhe a batata palha por cima. Leve ao forno até borbulhar.
  • Sirva com arroz branco .

Observação Simples Assim: Depois que grelhei as berinjelas, dourei um pouco de alho ( uns 2 dentes) com um pouco de azeite e dei uma leve refogada nelas.

  1. Querida Lylia
    Vim te fazer uma visitinha e tive a maior surpresa em ver minha receita aqui no teu precioso cantinho!
    Que bom você ter passado uma semana sem comer carne!
    Nossa, emocionei-me ao saber que esse fricaseé virou uma das comidinhas preferidas da tua casa!
    Muito obrigada amiga.
    Te desejo uma linda semana cheia de muitas alegrias e comidinhas gostosas!
    Bjim com karim
    Léia

  2. Adorei a sugestão, não conhecia. Aqui minha filha mais nova também adora comer sem carne, adora berinjela e meu marido também. Só que tem creme de leite, queijo, hum… para ele acho que não vai dar, ah, só um pedacinho, kkk. Então anotando…

    Boa semana, bjs

  3. Desculpe, mas preciso invadir esse cantinho com um pouco da minha "ignorância em berinjela"… rs.
    Nunca fui muito fã, mas agora estou tentando ficar mais amiga dessa danadinha que é tão boa pra saúde. Só que uma vez eu tentei fazer uma lasanha de berinjela e ficou tão ruim que tive que jogar fora! Mas, como meu antepasto deu certo, resolvi não desistir e fiquei bastante interessada nessa receita.
    Só preciso esclarecer uma dúvida: essa parte de grelhar a berinjela, como eu faço? Coloco algum tipo de óleo na frigideira? Deixo a casca ou descasco? Tem que grelhar por muito tempo? As fatias são grossas ou finas?
    Estou bem afim de fazer essa receita, mas dessa vez quero ter certeza de que vai dar tudo certo!!!!
    Obrigada, meninas!

  4. Queridas Léia, Carla, Susana, Marisa, Lurdes, Vânia, Márcia, Yves, São, Cristina, Luísa, Isabel, Sadhia, Leili, Isa, Cissa e Clarice,
    Obrigada pelos comentários carinhosos.
    A Clarice pediu umas explicações sobre como grelhar berinjela, como ela disse que não sabe bem como prepará-la , seguem algumas dicas:
    1 – Para essa receita, corto em fatias médias, mais ou menos 1,5 cm
    2 – Coloco em uma espécie de peneira e colocar numa peneira salpicando com sal. Por efeito de um processo químico chamado osmose, parte do líquido das berinjelas pingará peneira abaixo nos próximos 15 minutos, levando o amargor com ele. Ainda que não seja retirado em 100% é suficiente para ficar adequado ao preparo.Como evito o sal, lavo-as depois, mas tem gente que deixa com o sal mesmo.
    3 – Não costumo tirar as cascas, mas fica a seu gosto;
    4 – Esquento uma frigideira de ferro, mas pode usar tefal, e coloco um fio de azeite de oliva, não precisa muito e coloco a berinjela. Mais ou menos 1 minuto de cada lado.Depois tempero com sal e pimenta do reino branca moída. Simples Assim.
    Espero ter ajudado.
    Bj,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias