Que tal aprender as 5 etapas para preparar uma salada de folhas ? Se você não sabe a ” Terça das dicas” de hoje é para você.
Depois que li esse artigo logo pensei em partilhar com você, pois, com pequenos detalhes podemos tornar nossa salada de todos os dias mais saudável e gostosa.
As 5 etapas para preparar uma salada de folhas – artigo do site “Conquiste sua vida”
1. Escolha das folhas:
Dê preferência as folhas robustas e resistentes ao se pegar nas mãos, como indica a nutricionista Denise Cussioli. Já as folhas amareladas ou com pequenos furos devem ser evitadas pois indicam, que passaram muito tempo em câmara frigorífica, o que representa menos tempo em sua vida útil na geladeira de casa.
Se as folhas já estiverem higienizadas e embaladas, o prazo de validade deve ser sempre verificado. Deve ser observado, também, se há presença de líquido amarelado no fundo da embalagem e se as folhas estão sem brilho e com pontos escuros nas bordas. Nesse caso não compre.
2. Conservação:
O lugar ideal para guardá-las é dentro da gaveta de hortaliças, na parte inferior da geladeira, evitando que o frio estrague as folhas.
Veja a dica que a nutricionista Denise Cussioli para aumentar o tempo de conservação das folhas: Em um recipiente plástico grande forre o fundo com um papel toalha do tamanho do recipiente, coloque uma camada de folhas já limpas, lavadas e bem secas, e cubra com uma nova folha de papel toalha e na sequência vá intercalando-as, até finalizar com papel toalha e tampe.
Coloque o depósito na parte superior da gaveta da geladeira para garantir mais tempo de vida. Porém, as folhas devem ser apenas lavadas e bem secas. A sanitização com um produto químico, porém, deve ser feita somente antes do consumo, pois se você guardar as folhas já lavadas e sanitizadas vai acelerar o processo de deterioração decorrente da ação química.
3. Higienização:

No processo de higienização deve-se retirar folha por folha da hortaliça, eliminando as amassadas, murchas ou com ranhuras e lavar folha a folha em água corrente.
Use uma bacia com água e o sanitizante, a nutricionista indica o hipoclorito de sódio em uma solução com água.
“Para cada litro de água utilizar uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (a 2,5%). Depois disso, basta mergulhar as folhas e sobrepor um prato por cima para que todas fiquem imersas na solução por no mínimo 15 minutos. Retire da solução, lave folha a folha em água corrente, seque-as bem (com papel toalha ou uma centrifuga), assim estarão prontas para consumo.”
É importante lembrar que as folhas só devem ser lavadas na hora do preparo para o consumo.
4. Preparo:
Todas as hortaliças folhosas devem ser manuseadas o mínimo possível.
Cortar as folhas com faca também não é indicado já que pode acarretar na perda dos nutrientes. O melhor é consumir as folhas inteiras ou “rasgá-las” com as mãos.
5. Consumir:
Sirva a salada com outros ingredientes, como maçã, cenoura, beterraba, nabo, rabanete, brotos, e legumes. Assim ela será ainda mais rica de nutrientes.




Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.
Oi Lylia
Este processo do papel eu já conhecia e faço isto aqui em casa, só que eu sanitizava antes, realmente duram bem menos.
Ótimas dicas.
Beijo.
Adoreii! Muito bem explicadinho. Vou fazer!