Simples Assim


5 truques para dessalgar bacalhau – Terça das dicas

lombo de bacalhau ao forno jpg

Hoje nós vamos aprender 5 truques para dessalgar bacalhau. Muita gente me pergunta como faz para agilizar o processo, quanto tempo precisa, etc, etc. Recolhi, então, umas dicas bem legais, e trouxe para tirar todas as suas dúvidas.

Além das dicas, trouxe também uma tabela com o tempo de dessalga para cada corte de bacalhau. Se se você não sabe, para tirar o sal do lombo do bacalhau, por exemplo, o tempo é diferente daquele para tirar o sal das lascas de bacalhau.

bacalhau encapado
Esse é o bacalhau encapado

Espero que você goste e, para testar, que tal fazer alguma das deliciosas receitas com bacalhau que estão aqui no Simples Assim ? Tem lombo de bacalhau ao fornoPudim de bacalhau, Bacalhau com natas, Bacalhau encapado e muito mais. Venha conferir.

Agora vamos aos truques.

A primeira coisa a fazer é lavar bem o bacalhau tirar a  a primeira camada de sal em água corrente , assim o processo vai ser muito mais fácil. Depois coloque em uma bacia bem funda e cubra com água gelada, tampe a vasilha  e leve para a geladeira, trocando a água a cada 4 horas.

5 truques para dessalgar bacalhau – conteúdo deste site

1 – Coloque farinha de mandioca na água em que o bacalhau está de molho. Esse ingrediente vai ajudar o sal a se soltar de forma mais rápida e fácil.

2 – Coloque 2 colheres (sopa) de açúcar na água em que o bacalhau está de molho, isso vai ajudar o sal a se soltar da carne.

3 – Para o bacalhau ficar mais gostoso e úmido quando ele estiver dessalgado deixe de molho no leite, assim a carne vai ficar mais úmida e gostosa.

4 – Mesmo se depois de fazer o processo de dessalga  o bacalhau ainda estiver com muito sal, coloque-o  em uma panela, cubra com leite deixe ferver por 30 minutos, experimente e se necessário repita o processo.

Tabela para dessalgar bacalhau:

  1. Desfiado: 6 horas de molho, com trocas a cada 2 horas;
  2. Postas normais: 24 horas de molho, com trocas a cada 6 horas;
  3. Postas grossas: 42 horas de molho, com trocas a cada 7 horas;
  4. Postas muito grossas: 48 horas de molho, com trocas a cada 6 horas.

  1. Se colocar o bacalhau para ferver no vinagre sai rapidinho,a quantidade de água e vinagre depende da quantidade de bacalhau eu coloco de molho um dia antes e jogo vinagre 2 colheres a cada troca de água. Se precisar ferver faço com vinagre e ai sai todo o sal .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA