Bolo Montanhês de maçãs é mais um bolo para minha lista de favoritos.
Simplesmente adoro bolo de maçã e quando vejo uma receita que ainda não experimentei, já quero fazer.
Essa receita vem de uma cozinha que gosto muito, a cozinha da Carla, que era só elogios para esse bolo, originalmente conhecido como Torta di mele alla montanara.
O bolo ficou fofinho, super aromático e perfumado. Perfeito para esses dias de frio que tem feito.
Se você, como eu, gosta de bolo de maçã, tem que fazer esse e conhecer os que estão aqui no Simples Assim, como o Bolo de maçã com perfume de laranja, Bolo de maçã com especiarias, e o Bolo de maçã com mel e canela, dentre tantos outros.
Em tempos como esses em que estamos vivendo , mais do que nunca, temos que adoçar nossa vida e deixá-la mais leve, nem que seja com um bolo simples assim de maçã.
Uma linda sexta para cada um de nós!
Bolo Montanhês de maçã*
Ingredientes:
- 100 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 10 colheres (sopa) de açúcar
- 12 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 03 ovos
- 10 gramas de fermento químico
- 02 maçãs grandes
- 02 colheres (sopa) de uvas-passas
Como fazer:
- Pré aqueça o forno a 100ºC
- Coloque as uvas-passas de molho em água morna por 30 minutos.
- Na batedeira bata a manteiga e o açúcar, até ficar um creme.
- Adicione um a um os ovos e, quando estiverem incorporados, adicione a farinha, também aos poucos.
- Bata por 5 min em velocidade média. Enquanto isso, pique as maçãs e escorra as passas.
- Coloque o fermento na massa, bata mais um pouco. Desligue a batedeira e com uma espátula, misture delicadamente as maçãs e as passas à massa.
- Coloque a massa em uma forma redonda pequena e leve ao forno. Aumente a temperatura para 180ºC e deixe assar por mais ou menos 1 hora.
- Ainda morno, retire da forma com cuidado, pois é um bolo bem fofo e coloque em uma gradinha para esfriar.
- Depois de frio, coloque em um prato. Se desejar polvilhe açúcar de confeiteiro e canela sobre ele.
*receita do site Cucina Artusiana




Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.
Lylia, fico feliz de estar aqui na sua cozinha.
O bolo montanhês é um caminho sem volta mesmo. Não tem como não gostar dele. É incrível como ingredientes simples rendem receitas tão boas. 🍎
Um super beijo em vc.
Eu que fico feliz em recebê-la no SImples Assim, Carla!
Obrigada por partilhar tantas receitas gostosas.
Realmente o Bolo Montanhês veio para ficar.
Bj e ótima semana,
Lylia
Adorei ler seu post.
Capital de prêmios
Lylia,
Simples e, com certeza, muito gostoso.
Vou experimentar. Beijo.
Quando fizer me conta, Helô.
Bj,
Lylia