
Um dos presentes que mais gosto de receber é livro de culinária. Para mim, um “parque de diversão”. Fico horas lendo as receitas, marcando as que me interessaram, vendo a arrumação dos pratos, das mesas…Uma terapia e um aprendizado. Sempre tiro ideias e novidades para minha cozinha. Como essa Abóbora assada com chilli, alho e alecrim.
A receita de é inspirada no livro ” Na cozinha com Carolina ” que ganhei da minha amiga harmoniosa, Valéria, em um dos nossos natais. De preparo fácil e descomplicado essa abóbora é um excelente acompanhamento e ideal para quem aderiu a dieta low carb, aquela que evita carboidrato de alto índice glicêmico.
Minha filha, Lívia, que fez o “desafio dos 10 dias” dessa dieta, aprovou a receita que já virou sua queridinha.
Mesmo que você não esteja de dieta, experimente preparar a abóbora dessa forma e veja como tenho razão.
Uma quarta com muito sabor para todos nós.

Ah! Você já se inscreveu para a aula de Culinária para o “Almoço do Dia dos Pais” que o Simples Assim está promovendo em parceria com o Ateliê de Gastronomia? Se você mora em Brasília não pode perder essa oportunidade. Vai ser no próximo dia 4 de agosto. Quer mais informações? Me mande um e-mail que tiro todas as suas dúvidas: lyliadiogenes@gmal.com.br
Abóbora assada com chilli, alho e alecrim – receita daqui

Ingredientes:
- 1 abóbora com cerca d 1kg
- 8 dentes de alho
- 2 pimentas dedo-de-moça finamente cortadas
- alecrim fresco à gosto
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- sal à gosto
- pimenta do reino moída na hora
Como fazer:
- Preaqueça o forno a 180º C.
- Lave bem a abóbora e corte-a em gomos irregulares, descartando as sementes.
- Coloque os pedaços em uma assadeira de alumínio (ela é mais fina que as outras, o que irá acelerar o processo de cozimento).
- Acrescente de 6 a 8 dentes de alhos gordos (levemente amassados), alecrim fresco, 2 pimentas de dedo-de-moça finamente cortadas, bem lavadas e sem as sementes (é nas sementes que se concentra a ardência de toda pimenta; por isso, neste caso, exclua-as completamente: corte abaixo da coroinha dela, depois faça um corte no comprimento para retirar as sementes em água corrente), sal a gosto, pimenta do reino moída na hora.
- Por último, acrescente 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem.
- Misture bem e, se sentir necessidade, acrescente um pouco mais de azeite.
- Coloque no forno para assar por 45 a 50 minutos e não esqueça de mexer na assadeira, de vez em quando, para que a abóbora fique completamente dourada de todos os lados.
- Tire do forno quando a abóbora estiver macia, acrescente 30g de pinoli torrados e suco de 1 limão pequeno e sirva em um prato amplo. ( eu estava sem pinoli e coloquei castanha do Pará)




Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.
Hora do almoço… Me deixou com água na boca!
Toda abóbora é bem vinda e fica divina!Adoro!!
Bjo
muito boa essa Receita
muito obrigada.
bj,
Lylia
Nossa! adorei a receita! deu água na boca! Adoro alecrim é uma erva MARAVILHOSA para colocar nos preparos. Deixa um aroma! Humm!!! O alecrim funciona no auxilio da digestão dos alimentos, serve para o tratamento de dor de cabeça, para depressão e para ansiedade. Essa erva é DIVINA! Os temperos naturais fazem parte de uma dieta rica em alimentos saudáveis. Afinal, as refeiçoes ficam mais saborosas. Parabéns pela matéria! Cuidar da saúde é mudar a vida pra melhor.
OI Rita,
Adorei saber as outras propriedades do alecrim.
Obrigada por partilhar.
Bj,
Lylia