Simples Assim


4 dicas para harmonizar vinho e comida – Terça das dicas


Hoje vou dar 4 dicas para vinho e comida. Harmonização de vinhos , para quem não sabe, é a arte de combinar o vinho com a comida de forma que os sabores se harmonizem de tal maneira que favoreça as notas de cada um  criando o chamado terceiro sabor.

No último Encontro Gourmet participei de uma aula sobre Harmonização de Vinhos apresentada pela Gran Cru. Foi muito esclarecedora para mim e pensei logo em trazer para você o que achei mais interessante.

Afinal o vinho, atualmente, está muito presente na mesa do brasileiro, com isso é importante servir o vinho certo para aquele prato que você preparou com tanto carinho.

Confira, então as dicas da Gran Cru:

4 dicas para harmonizar vinho e comida *

1 – Quanto mais intensidade de sabor e gordura o prato tiver, mais ele pedirá um vinho estruturado

Gordura, peso e intensidade do prato devem ser equilibrados com acidez, taninos e o corpo do vinho. A acidez elevada nos faz salivar e limpa a boca dos sabores fortes e das frituras, já o tanino  ajuda a quebrar a capa de gordura que se forma na boca.

2 – Sal não combina com taninos

Escolha um vinho pouco tânico para comidas salgadas, como as temperadas com molho de soja, queijos azuis e defumados.

3 – Pratos condimentados e picantes pedem vinhos brancos e aromáticos

4 – Para acompanhar doces e sobremesas o vinho deve ser mais doce que a sobremesa para que ela não se sobreponha a sua doçura. Exemplos: vinhos do Porto, Sauternes e espumantes doces.

*Essas dicas foram retiradas do material oferecido pela Gran Cru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA