Simples Assim


6 dicas para aproveitar talos de ervas – Terça das dicas

Com essas 6 dicas para aproveitar talos de ervas você nunca mais vai jogá-los no lixo.

Não sei se você tem o mesmo hábito que eu tinha: ao usar uma erva tirava as folhinhas e descartava os talos. Era um ato tão mecânico que nem me dava conta que poderia aproveitá-lo até que fui me conscientizando que na cozinha quase tudo se aproveita, e da importância de  utilizar melhor os alimentos, desperdiçar menos, gerar menos lixo, e  economizar.

Foi então que me deparei com esse texto que mostrava , entre outras coisas, que os talos das ervas agregam muito sabor aos pratos, e que existem receitas que utilizam somente eles no preparo. Que tal?

Depois disso, claro, esses verdinhos nunca mais foram para o lixo.

Se você ainda não descobriu como utilizá-lo a Terça das dicas de hoje  é para você.

Que nossa terça seja de muito aprendizado.

6 truques para aproveitar talos de ervas*

1 – Use os talos como se usa as folhas :

Se você esqueceu um temperinho verde na geladeira e quando percebeu suas folhas estão amareladas. não jogue tudo fora, guarde os talos para usá-los como temperos. Tenha em mente que quanto mais perto das folha, mais concentrado o sabor. Vá picando e provando, se diminuir o sabor, reserve para outros fins.

2 – Faça seu tempero caseiro:

Mais uma boa ideia para usar os talos é fazer um sal temperado caseiro. É só bater os talos no liquidificador com alguns dentes de alho e meia cebola. Coloque um pouquinho de azeite, o suficiente para ficar mais fácil de bater no liquidificador. Bata até ficar uniforme. Retire do liquidificador e coloque em uma vasilha maior e vá adicionando sal refinado até ficar com aspecto de pasta. Guarde na geladeira.

O tempero feito assim deixa a comida mais saborosa e faz com que usemos menos sal, uma vez que vai dar mais gosto. O azeite e o sal também funcionam como conservante, mantendo o tempero verdinho por mais tempo!

3- Manteiga de ervas:

Aproveite a mesma pasta da receita da dica nº 2 e misture com um pouco de manteiga. Simples Assim.

4 – Use para dar gosto em sopas e caldos: 

Os talos podem ser colocados para refogar junto com cebola e alho, por exemplo. Corte bem miudinho: quanto menor, mais sabor e mais fácil de dissolver no meio da comida para não ter que mastigá-los. Assim adicionam gosto e nutrientes às sopas, caldos e molhos.

5 – Use como espetinho:

Galhos ou talos mais grossos de alecrim e tomilho podem ser usados no lugar de palitos para os espetinhos. Além de ficar um charme dá mais sabor e aroma. Também podem ser usados como base para segurar aperitivos. Fica lindo!

6-  Congele:

Se não for usar na hora, congele. Basta lavar e retirar o excesso de água com papel toalha, ou deixar secar em cima de um pano de prato. Depois de secos, coloque num saco plástico e leve direto para o congelador. Detalhe: eles ficam ainda mais fáceis de picar quando foram congelados.Quando quiser usar algum dos outros truques, é só tirar do congelador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA