Simples Assim


Dicas para cozinhar com leite de aveia – Terça das dicas

Burst /Stocksnap
Se você nunca provou alguma opção de leite vegetal, não sabe o que está perdendo.

Aqui em casa eu estou sempre buscando variar os ingredientes nas minhas receitas, e o leite de aveia foi um dos que me surpreendeu nos últimos tempos.

Eu decidi aprender como fazer leite de aveia em casa depois de ler sobre os benefícios que ele traz à saúde.

A aveia é um cereal cheio de proteínas, ácidos graxos, compostos antioxidantes e principalmente fibras, que ajudam no funcionamento do intestino. É um alimento bem funcional mesmo!

Muita gente gosta de usar o leite de aveia no lugar do leite de vaca, adicionando café ou achocolatado normalmente, e funciona muito bem. Eu já sou mais fã do cafezinho preto puro, então fui para a internet pesquisar outras receitas gostosas com leite de aveia e claro que vou compartilhar com vocês minhas descobertas.

Sabia que tem como fazer leite de aveia em pratos salgados?
fernandosadao /Pixabay

Isso mesmo, dá para usar o leite de aveia naquelas receitinhas clássicas de almoço ou jantar e fazer um prato salgado bem gostoso. Esses dias eu resolvi colocar no estrogonofe e ficou uma delícia!

Ele é uma opção bem legal para variar no preparo de massas, molhos e pratos em geral.

Não precisa ter medo de usar, não, viu?

Só uma dica:  o ideal é consumir na hora, quando ainda está quentinho ou morno, porque o leite de aveia não fica tão gostoso depois de frio.

O bom é que não demora quase nada para preparar esse leite, você pode fazer na hora que for preparar a comida mesmo.

É só pegar duas xícaras de flocos de aveia, 4 xícaras de água, bater tudo no liquidificador e coar. Se quiser guardar, ele dura até 3 dias em um recipiente bem fechado na geladeira.

A textura do leite de aveia é maravilhosa !

Eu descobri que uma das maiores vantagens do leite de aveia é a textura mais grossa e viscosa. Sabe aquele ingrediente que dá liga nas comidas, tipo amido de milho? Pois então, o leite de aveia faz esse mesmo papel.

TheUjulala /Pixabay

Vai super bem em receitas que precisam de ingredientes mais pastosos, como hambúrgueres , quiches veganos, molho branco, vitaminas com frutas e chocolate quente. Eu gosto de usar também no preparo do leite condensado caseiro. Fica bem cremoso e é mais saudável que as opções industrializadas e açucaradas dos supermercados, sabe?

Já vi alguns relatos de pessoas que não gostam de tomar leite de aveia puro por causa dessa textura mais grossa, mas aí a dica é acrescentar um pouco mais de água e chá de essência de baunilha quando for bater os flocos no liquidificador.

Deu vontade de aprender como fazer leite de aveia e descobrir mais opções com esse novo ingrediente?

Aqui no Simples Assim eu vou ensinar umas receitinhas deliciosas e saudáveis, não deixe de acompanhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA