Simples Assim


6 mitos e verdades sobre o glúten – Terça das dicas

Venha conhecer 6 mitos e verdades sobre o glúten

Desde que iniciei a ” Quinta sem glúten” tenho recebido muitas indagações sobre o assunto.

O que é glúten, por que é considerado vilão, se faz mal , etc. etc.

Para acabar de vez com as dúvidas resolvi dedicar nossa ” Terça das dicas” ao assunto.

Para quem não sabe o glúten é uma proteína enriquecida de glutamina e prolina, pouco digerida no trato gastrointestinal alto. Ele está presente naturalmente em diversos cereais, como trigo, centeio e cevada.

Esta proteína é responsável pela elasticidade no preparo de diversos alimentos, como o pão. Ao sovar a massa cria-se as redes de glúten, estruturas capazes de aprisionar o gás carbônico expelido pelas leveduras do fermento.  É por isso que o pão cresce e fica fofinho.

Mas antes de abolir o glúten da sua alimentação preste atenção à essas informações.

6 Mitos e Verdades sobre o Glúten *

1 – Glúten faz mal a saúde

Mito. Apenas quem possui intolerância ao glúten, alergia ou a doença celíaca são prejudicadas pela proteína.

2 – Glúten engorda

Mito. Como qualquer alimento isolado, o glúten não tem o “poder” de engordar. O que causa o ganho de peso é um conjunto de fatores ambientais, emocionais, genéticos e socioculturais que vão além de um simples alimento.

3 – Existem produtos não-alimentícios que também podem conter glúten.

Existem sim, alguns materiais escolares, tipo massinha de modelar que são feitos com farinha de trigo, giz e cola branca também podem conter glúten na sua composição. Cosméticos como hidratantes, shampoos, sabonetes e até maquiagem podem conter derivados do trigo e aveia.

4 – É recomendado, para quem não tem intolerância, tirar o glúten da dieta ou diminuir a ingestão.

Mito. Nenhum estudo até agora mostra benefício na saúde com a retirada do glúten para as pessoas que não possuem sintomas (como a sensibilidade ao glúten).

5 – Alimentos sem glúten são mais saudáveis.

Mito. Não necessariamente. Há alimentos sem glúten que têm muito açúcar e alto índice glicêmico, o que não é considerado saudável.

6 – O excesso de consumo de alimentos com glúten podem levar a intolerância.

Mito. Não existe essa relação, sabemos que a predisposição é genética. Ter um familiar com doença celíaca ou sensibilidade aumenta as chances de a pessoa ter.

*informações da nutróloga Jaqueline Costa Coelho no site Correio do Povo

  1. Oi, tudo bem? Meu nome é Emília e dei uma lida em seu blog, eu faço tratamento psiquiatrico e de nutrição com uma psiquiatra especializada em nutrologia. Ela me indicou cortar o gluten (estou com suspeita de estar alérgica ao gluten/lactose, não sabemos ao certo ainda, estou no meio dos exames) e ela disse que mesmo a quem não tem alergia é aconselhado diminuir a ingestão do glutén pois o mesmo diminui a absorção de outros nutrientes no estômago!
    Eu estou confusa e vou pesquisar, só queria compartilhar a informação mesmo!

    Obrigada, adorei seu blog <3

  2. Oi, tudo bem? Meu nome é Emília e dei uma lida em seu blog, eu faço tratamento psiquiátrico e de nutrição com uma psiquiatra especializada em nutrologia. Ela me indicou cortar o glúten (estou com suspeita de estar alérgica ao glúten/lactose, não sabemos ao certo ainda, estou no meio dos exames) e ela disse que mesmo quem não tem alergia é aconselhado diminuir a ingestão do glúten pois o mesmo diminui a absorção de outros nutrientes no estômago!
    Eu estou confusa e vou pesquisar, só queria compartilhar a informação mesmo!

    Obrigada, adorei seu blog <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA