Simples Assim


5 benefícios da dieta lowcarb – Terça das dicas

conheça 6 benefícios da dieta lowcarb

Ao conhecer esses 6 benefícios das dieta lowcarb você vai entender melhor porque tenho colocado mais receitas lowcarb aqui no Simples Assim.

Já a alguns meses eu e meu marido estamos buscando uma alimentação mais saudável. Não tanto por vaidade, mas para melhorar algumas taxas, como a de triglicerídeos, que andavam bem alteradas.

Para quem não conhece, a Dieta Lowcarb é baseada na redução do consumo de carboidratos na alimentação, como arroz branco, macarrão e pão. Para compensar a redução no carboidrato, deve-se aumentar a ingestão de proteínas como carnes e ovos, e de gorduras boas, que estão presentes em alimentos como abacate, castanhas, azeite e peixes como sardinha e salmão.

Das tantas dietas que pesquisamos  a que mais se aproximou do nosso estilo de vida, foi a lowcarb, por várias razões. Uma delas é que, pelos alimentos permitidos, dá aquela gostosa sensação de saciedade que evita ficar beliscando de vez em quando.

Mas não pense que abandonei minhas comidinhas ” de verdade”. Não. De vez em quando abro uma exceção, mas confesso que tenho incluído, cada vez mais, alimentos lowcarb no nosso dia a dia.

Aqui no blog tem várias receitas lowcarb bem gostosas, como a Pizza de berinjela, bolo de banana e coco, foccacia lowcarb e tantas outras. 

E como muitos leitores tem me pedido informações sobre essa dieta, resolvi dedicar nossa ” Terça das dicas ” aos benefícios que proporciona.

O melhor de tudo é que ela tem funcionado para nós e não está sendo difícil levá-la adiante.

Uma terça muito saudável para todos nós!

6 benefícios da dieta lowcarb

1 –  Redução da fome 

Essa talvez uma das melhores vantagens para mim, que sempre estou com fome.

A dieta lowcarb é baseada principalmente em: gorduras boas (inclusive fugir delas é um grande erro), vegetais de baixo amido ricos em fibras, e proteínas de alto valor biológico.

Sendo que esses são os 3 componentes de uma dieta de alta saciedade.

Isto é, comendo estes tipos de alimentos e baseando sua dieta nesses 3 macronutrientes, é mais difícil que você sinta fome a cada pequeno intervalo de tempo.

Porque os tipos de alimentos que você vai consumir vão te deixar saciado e satisfeito por mais tempo após ingeri-los.

Ou seja: na lowcarb, o foco deixa de ser tanto na quantidade dos alimentos — e passa a ser mais em sua qualidade.

2 –  Maior perda de peso

Diversos estudos controlados e bem conduzidos já mostraram que uma dieta baixa em carboidratos, quando comparada a uma dieta baixa em gorduras, leva a uma maior perda de peso, em um período de tempo similar.

Além disso, essa perda de peso tende a se manter — justamente por você conseguir aderir essa dieta a longo prazo.

Para a maioria das pessoas, acaba sendo fácil transformar a lowcarb em um estilo de vida.

Dessa forma, fica muito mais fácil não só perder mais peso, mas também manter o peso perdido.

3 – Redução da pressão sanguínea

Diversos estudos mostram que uma dieta lowcarb tende a, comparativamente, levar a uma diminuição da pressão sanguínea.

Apesar de a pressão sanguínea não parecer um marcador tão importante para quem ainda é jovem e não tem nenhum problema de saúde , ela é  associada a doenças como ataques cardíacos, derrames e até mesmo falência renal.

Sendo assim, reduzir esse marcador apenas mudando a sua alimentação é certamente algo muito positivo para a sua saúde e longevidade, e um ótimo benefício extra das dieta lowcarb.

4 –  Diminuição dos Triglicerídeos no seu sangue

Os triglicerídeos são moléculas que naturalmente circulam em nossa corrente sanguínea.

Porém, erroneamente e infelizmente, muitas pessoas acreditam que sua quantidade cresce além do desejado quando você ingere muita gordura.

Entretanto, os triglicerídeos são justamente formados por açúcares associados a ácidos graxos.

E quando você reduz a sua ingestão de carboidratos (ou seja, de açúcares) e perde peso, esse marcador sanguíneo tende a diminuir drasticamente.

Voltando assim aos níveis normais e ótimos para a sua saúde — o que pode ser verificado com um exame de sangue laboratorial simples.

Por isso, uma dieta lowcarb que pode ajudar a reduzir os triglicerídeos com facilidade é uma mudança alimentar bastante positiva para quem tem um problema de elevação desse marcador.

Ou seja, quanto maior a taxa de açúcar no sangue, provavelmente a taxa de triglicerídeos vai ser maior também — porque o seu corpo vai preferir fazer essa transformação dos açúcares em triglicerídeos.

5 –  Redução da glicemia e dos níveis de insulina no sangue

As dietas lowcarb são o tratamento não-invasivo mais eficiente conhecido atualmente contra diabetes e síndrome metabólica.

E isso acontece justamente por reduzirem a elevação constante dos níveis de açúcar e de insulina no sangue, que é causada por picos de ingestão de carboidratos.

Por isso, as pessoas podem muitas vezes se beneficiar de uma dieta lowcarb  para tratar problemas como resistência a insulina e glicemia cronicamente elevada (que são a base dos problemas conhecidos como diabetes e síndrome metabólica).

*As informações dessa postagem foram retiradas do site Senhor Tanquinho

*as imagens foram retiradas da internet

Um comentário

  1. Realmente simples Assim, a dieta low carb funciona mesmo à proporção que você se dispõe a mudar de hábitos alimentares, é nítida a transformação. Com a low carb a gente não deixa de comer os quitutes gostosos, apenas substitui por ingredientes saudáveis. Por exemplo bolo de chocolate quem gosta vai continuar saboreando essa delícia. É comida de verdade. Cuidar da saúde é um ato de amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA